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dc.contributor.advisor1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918354189061801pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Márcio Fagundes-
dc.contributor.referee2Salles, Nara Oliveira-
dc.creatorMachado, Denys Cristiano de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8202187242445058pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T12:30:31Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-09-02T12:30:31Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13228-
dc.description.abstractConsidering the use of digital tools in the teaching and evaluation processes, as well as their influence on them, we sought to develop in this work an indicator of familiarity with technology that aggregates in a single cumulative measure student's experiences with technology. To construct this indicator, the Item Response Theory was use in the data aggregated by one of the Pisa 2012 context questionnaires. An indicator was obtain to measure the latent trait studied after some item losses. This enabled the development of a seven-level technology familiarity scale, with approximately 12% of students positioned on two lowest levels and only 2% on the two highest levels. Among the findings, it was highlight that Denmark is the country with the highest average proficiency in familiarity with the technology; the Netherlands is the one with the most homogeneous population and Jordan the most heterogeneous. Japan, South Korea and Shanghai-China drew attention for the high percentages of students contained in the lower levels of the developed scale.pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a utilização das ferramentas digitais nos processos de ensino e avaliação, e ainda, sua influência sobre os mesmos, buscou-se desenvolver neste trabalho um indicador de familiaridade com a tecnologia que agregue em única medida cumulativa as experiências do estudante com a tecnologia. Para a construção deste indicador foi empregada a Teoria de Resposta ao Item aos dados agregados por um dos questionários de contexto do Pisa 2012. Obteve-se indicador para mensuração do traço latente estudado após algumas perdas de itens. Isso possibilitou o desenvolvimento de escala de familiaridade com a tecnologia com sete níveis, sendo que aproximadamente 12% dos estudantes foram posicionados nos dois níveis mais baixos e apenas 2% nos dois mais elevados. Dentre os achados destaca-se que a Dinamarca é o país de maior proficiência média em familiaridade com a tecnologia, a Holanda é o com a população mais homogênea e a Jordânia o mais heterogêneo. Japão, Coreia do Sul e Shanghai-China chamaram a atenção pelos elevados percentuais de estudantes contidos nos níveis mais baixos da escala desenvolvida.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndicadorpt_BR
dc.subjectTeoria de resposta ao itempt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectIndicatorpt_BR
dc.subjectItem response theorypt_BR
dc.subjectInformation and communiicattiion ttechnollogypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de escala para avaliar a familiaridade dos estudantes com a tecnologiapt_BR
dc.title.alternativeScale development to assess students familiarity with technologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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