Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13227
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
deborahlopesdaconceicaocavalcante.pdfPDF/A2.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Capital cultural e aprendizagem: reflexões a partir do questionário contextual do Saeb e o Ideb
Autor(es): Cavalcante, Déborah Lopes da Conceição
Primeiro Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Membro da banca: Salles, Nara Oliveira
Resumo: O presente artigo tem como objetivo central identificar a possível relação existente entre capital cultural e desenvolvimento da aprendizagem. Para tanto, realizamos o mapeamento do capital cultural dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, das escolas públicas estaduais de Florianópolis – Santa Catarina, utilizando as respostas aos itens que tratam desse constructo presentes no questionário contextual do Saeb. No contexto do Saeb, o capital cultural dos alunos é caracterizado por frequência de leitura (jornais, livros, revistas e notícias na internet), ida a espaços e eventos culturais (biblioteca, cinema, espetáculos, exposições e festas comunitárias) e atividades não escolares realizadas na residência em dias de aula (lazer e trabalho doméstico). Após esse mapeamento, os dados foram cruzados com o Ideb obtido pelas escolas, nos anos de 2015 e 2017. O universo analisado foi de 8 escolas e 573 questionários, considerando a série histórica 2015-2017. Os dados mapeados nos questionários e os resultados do Ideb estão apresentados através de gráficos e tabelas. As análises realizadas indicaram que as escolas, cujo alunos apresentaram maior acesso a bens culturais, não obtiveram, necessariamente, o melhor Ideb.
Abstract: -
Palavras-chave: Questionários contextuais
Saeb
Capital cultural
Ideb
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13227
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons