Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13227
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
deborahlopesdaconceicaocavalcante.pdfPDF/A2.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918354189061801pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Márcio Fagundes-
dc.contributor.referee2Salles, Nara Oliveira-
dc.creatorCavalcante, Déborah Lopes da Conceição-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0979628371417732pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T12:28:02Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-09-02T12:28:02Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13227-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo central identificar a possível relação existente entre capital cultural e desenvolvimento da aprendizagem. Para tanto, realizamos o mapeamento do capital cultural dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, das escolas públicas estaduais de Florianópolis – Santa Catarina, utilizando as respostas aos itens que tratam desse constructo presentes no questionário contextual do Saeb. No contexto do Saeb, o capital cultural dos alunos é caracterizado por frequência de leitura (jornais, livros, revistas e notícias na internet), ida a espaços e eventos culturais (biblioteca, cinema, espetáculos, exposições e festas comunitárias) e atividades não escolares realizadas na residência em dias de aula (lazer e trabalho doméstico). Após esse mapeamento, os dados foram cruzados com o Ideb obtido pelas escolas, nos anos de 2015 e 2017. O universo analisado foi de 8 escolas e 573 questionários, considerando a série histórica 2015-2017. Os dados mapeados nos questionários e os resultados do Ideb estão apresentados através de gráficos e tabelas. As análises realizadas indicaram que as escolas, cujo alunos apresentaram maior acesso a bens culturais, não obtiveram, necessariamente, o melhor Ideb.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuestionários contextuaispt_BR
dc.subjectSaebpt_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleCapital cultural e aprendizagem: reflexões a partir do questionário contextual do Saeb e o Idebpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons