https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13227
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
deborahlopesdaconceicaocavalcante.pdf | PDF/A | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brooke, Nigel Pelham de Leighton | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4918354189061801 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Márcio Fagundes | - |
dc.contributor.referee2 | Salles, Nara Oliveira | - |
dc.creator | Cavalcante, Déborah Lopes da Conceição | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0979628371417732 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T12:28:02Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T12:28:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13227 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo central identificar a possível relação existente entre capital cultural e desenvolvimento da aprendizagem. Para tanto, realizamos o mapeamento do capital cultural dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, das escolas públicas estaduais de Florianópolis – Santa Catarina, utilizando as respostas aos itens que tratam desse constructo presentes no questionário contextual do Saeb. No contexto do Saeb, o capital cultural dos alunos é caracterizado por frequência de leitura (jornais, livros, revistas e notícias na internet), ida a espaços e eventos culturais (biblioteca, cinema, espetáculos, exposições e festas comunitárias) e atividades não escolares realizadas na residência em dias de aula (lazer e trabalho doméstico). Após esse mapeamento, os dados foram cruzados com o Ideb obtido pelas escolas, nos anos de 2015 e 2017. O universo analisado foi de 8 escolas e 573 questionários, considerando a série histórica 2015-2017. Os dados mapeados nos questionários e os resultados do Ideb estão apresentados através de gráficos e tabelas. As análises realizadas indicaram que as escolas, cujo alunos apresentaram maior acesso a bens culturais, não obtiveram, necessariamente, o melhor Ideb. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Questionários contextuais | pt_BR |
dc.subject | Saeb | pt_BR |
dc.subject | Capital cultural | pt_BR |
dc.subject | Ideb | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Capital cultural e aprendizagem: reflexões a partir do questionário contextual do Saeb e o Ideb | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License