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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise clássica dos itens a partir dos resultados relativos às subescalas de Matemática “Espaço e Forma” e “Grandezas e Medidas” da Avaliação Global Integrada – AGI
Autor(es): Rocha, Cosme de Carvalho
Primeiro Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Membro da banca: Salles, Nara Oliveira
Resumo: O presente trabalho aborda, dentro das teorias da Avaliação Educacional, a Teoria Clássica dos Testes e, de modo particular, sua aplicação na análise de dados reais do desempenho dos estudantes na Avaliação Global Integrada – AGI, realizada no primeiro semestre de 2019, tendo como público alvo a 3ª série do Ensino Médio Regular e Curso Técnico Integrado de todas as escolas da Rede Estadual de Educação do Piauí. Buscou-se analisar, a partir do desempenho dos estudantes, os itens da avaliação e, em particular, os relativos aos eixos ou subescalas de Matemática “Espaço e Forma e Grandezas e Medidas”, realizando sua classificação quanto à dificuldade e discriminação, com o objetivo de verificar a qualidade desses itens e a adequação dos mesmos à população testada. Outro aspecto também analisado nesse estudo foi a confiabilidade do instrumento aplicado, com base na consistência interna dos seus itens, utilizando, para isso, o Coeficiente Alfa de Cronbach. A relevância desse estudo se justifica, entre outras razões, pelo fato de os indicadores e relatórios, gerados a partir da análise dos resultados dessa avaliação, subsidiarem as regionais de educação sobre o desenvolvimento das suas escolas, além de permitir acompanhar a implementação do currículo e, ainda, orientar a formação continuada dos professores, com foco na melhoria do desempenho dos estudantes nos componentes avaliados. Dentre os resultados alcançados, indica-se a possibilidade de uso, por coordenadores pedagógicos e professores, do conhecimento e qualidade dos itens das subescalas analisadas em relação ao nível de dificuldade e à sua capacidade discriminativa.
Abstract: -
Palavras-chave: Avaliação educacional
Educação
Ensino
Teoria Clássica dos Testes
Rede Estadual de Ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13223
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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