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dc.contributor.advisor1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918354189061801pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Márcio Fagundes-
dc.contributor.referee2Salles, Nara Oliveira-
dc.creatorRocha, Cosme de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2368169031534658pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T12:17:48Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-09-02T12:17:48Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13223-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda, dentro das teorias da Avaliação Educacional, a Teoria Clássica dos Testes e, de modo particular, sua aplicação na análise de dados reais do desempenho dos estudantes na Avaliação Global Integrada – AGI, realizada no primeiro semestre de 2019, tendo como público alvo a 3ª série do Ensino Médio Regular e Curso Técnico Integrado de todas as escolas da Rede Estadual de Educação do Piauí. Buscou-se analisar, a partir do desempenho dos estudantes, os itens da avaliação e, em particular, os relativos aos eixos ou subescalas de Matemática “Espaço e Forma e Grandezas e Medidas”, realizando sua classificação quanto à dificuldade e discriminação, com o objetivo de verificar a qualidade desses itens e a adequação dos mesmos à população testada. Outro aspecto também analisado nesse estudo foi a confiabilidade do instrumento aplicado, com base na consistência interna dos seus itens, utilizando, para isso, o Coeficiente Alfa de Cronbach. A relevância desse estudo se justifica, entre outras razões, pelo fato de os indicadores e relatórios, gerados a partir da análise dos resultados dessa avaliação, subsidiarem as regionais de educação sobre o desenvolvimento das suas escolas, além de permitir acompanhar a implementação do currículo e, ainda, orientar a formação continuada dos professores, com foco na melhoria do desempenho dos estudantes nos componentes avaliados. Dentre os resultados alcançados, indica-se a possibilidade de uso, por coordenadores pedagógicos e professores, do conhecimento e qualidade dos itens das subescalas analisadas em relação ao nível de dificuldade e à sua capacidade discriminativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeoria Clássica dos Testespt_BR
dc.subjectRede Estadual de Ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise clássica dos itens a partir dos resultados relativos às subescalas de Matemática “Espaço e Forma” e “Grandezas e Medidas” da Avaliação Global Integrada – AGIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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