https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13222
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cleudomeloaraujo.pdf | PDF/A | 904.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Programa de Correção de Fluxo “Sergipe na Idade Certa” e o combate à distorção idade-série |
Autor(es): | Araujo, Cleudo Melo |
Primeiro Orientador: | Brooke, Nigel Pelham de Leighton |
Membro da banca: | Alves, Márcio Fagundes |
Membro da banca: | Salles, Nara Oliveira |
Resumo: | O Programa de Correção de Fluxo “Sergipe na Idade Certa” – ProSIC é uma política pública idealizada e implementada com o intuito de fomentar uma proposta pedagógica diferenciada e significativa para o público de estudantes que se encontram em situação de distorção idade-série na rede pública estadual de ensino do estado de Sergipe. O presente artigo trata de um estudo de caso e tem como objetivo analisar o fluxo escolar antes e depois da implementação dessa política pública, especificamente em uma unidade de ensino da rede que atende os anos finais do Ensino Fundamental na Diretoria de Educação de Aracaju. Para tanto, a metodologia adotada foi a consulta e análise de dados referentes ao número de matrículas de alunos em distorção idade-série, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a taxa de distorção da Diretoria de Educação de Aracaju e da escola objeto de estudo da presente pesquisa. Ao final da referida análise, pode-se perceber evidências de um possível impacto positivo das ações realizadas pelo ProSIC no combate à distorção idade-série, tendo em vista a redução dessa taxa após o primeiro ano de sua implementação. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Fluxo escolar Distorção idade-série Reprovação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13222 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons