https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13222
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cleudomeloaraujo.pdf | PDF/A | 904.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O Programa de Correção de Fluxo “Sergipe na Idade Certa” e o combate à distorção idade-série |
Author: | Araujo, Cleudo Melo |
First Advisor: | Brooke, Nigel Pelham de Leighton |
Referee Member: | Alves, Márcio Fagundes |
Referee Member: | Salles, Nara Oliveira |
Resumo: | O Programa de Correção de Fluxo “Sergipe na Idade Certa” – ProSIC é uma política pública idealizada e implementada com o intuito de fomentar uma proposta pedagógica diferenciada e significativa para o público de estudantes que se encontram em situação de distorção idade-série na rede pública estadual de ensino do estado de Sergipe. O presente artigo trata de um estudo de caso e tem como objetivo analisar o fluxo escolar antes e depois da implementação dessa política pública, especificamente em uma unidade de ensino da rede que atende os anos finais do Ensino Fundamental na Diretoria de Educação de Aracaju. Para tanto, a metodologia adotada foi a consulta e análise de dados referentes ao número de matrículas de alunos em distorção idade-série, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a taxa de distorção da Diretoria de Educação de Aracaju e da escola objeto de estudo da presente pesquisa. Ao final da referida análise, pode-se perceber evidências de um possível impacto positivo das ações realizadas pelo ProSIC no combate à distorção idade-série, tendo em vista a redução dessa taxa após o primeiro ano de sua implementação. |
Abstract: | - |
Keywords: | Fluxo escolar Distorção idade-série Reprovação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13222 |
Issue Date: | 25-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License