Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13222
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cleudomeloaraujo.pdfPDF/A904.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O Programa de Correção de Fluxo “Sergipe na Idade Certa” e o combate à distorção idade-série
Author: Araujo, Cleudo Melo
First Advisor: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Referee Member: Alves, Márcio Fagundes
Referee Member: Salles, Nara Oliveira
Resumo: O Programa de Correção de Fluxo “Sergipe na Idade Certa” – ProSIC é uma política pública idealizada e implementada com o intuito de fomentar uma proposta pedagógica diferenciada e significativa para o público de estudantes que se encontram em situação de distorção idade-série na rede pública estadual de ensino do estado de Sergipe. O presente artigo trata de um estudo de caso e tem como objetivo analisar o fluxo escolar antes e depois da implementação dessa política pública, especificamente em uma unidade de ensino da rede que atende os anos finais do Ensino Fundamental na Diretoria de Educação de Aracaju. Para tanto, a metodologia adotada foi a consulta e análise de dados referentes ao número de matrículas de alunos em distorção idade-série, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a taxa de distorção da Diretoria de Educação de Aracaju e da escola objeto de estudo da presente pesquisa. Ao final da referida análise, pode-se perceber evidências de um possível impacto positivo das ações realizadas pelo ProSIC no combate à distorção idade-série, tendo em vista a redução dessa taxa após o primeiro ano de sua implementação.
Abstract: -
Keywords: Fluxo escolar
Distorção idade-série
Reprovação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13222
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons