https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13220
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
claudeniceambrosiolimadebrito.pdf | PDF/A | 505.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | As políticas públicas de avaliação da aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Porto Velho/RO como ações da gestão mediante os resultados do IDEB |
Autor(es): | Brito, Claudenice Ambrósio Lima de |
Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-orientador: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Miembros Examinadores: | Coelho, Rita de Cássia de Freitas |
Miembros Examinadores: | Bastos, Edilene Maria Lopes e |
Resumo: | O presente artigo foi norteado para delinear discussões acerca das políticas públicas de avaliação da aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Porto Velho/RO como ações da gestão mediante os resultados do IDEB. Trata de um estudo feito em dois momentos, sendo que no primeiro consubstanciou-se todos os aportes epistemológicos, e o segundo demonstrou-se os dados de IDEB, após a implantação de políticas públicas do sistema interno de avaliação denominado Avalia Porto Velho no referido município em tela. Os problemas foram delimitados em: Quais as políticas públicas criadas para avaliação da aprendizagem através dos resultados do IDEB na Rede Municipal de Ensino de Porto Velho? Como elas contribuem para a melhoria da gestão da educação municipal? O Objetivo geral consistiu em analisar as políticas públicas de avaliação da aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Porto Velho como ações da gestão mediante os resultados do IDEB. Os procedimentos metodológicos foram feitos por meio de um levantamento bibliográfico e, posteriormente uma análise documental cerca dos resultados das políticas públicas adotadas. Concluiu-se que a Rede Municipal de Porto Velho tem avançado, todavia, têm pouco tempo de implantação da avaliação sistêmica para enfatizar resultados qualitáveis do IDEB como práticas pedagógicas para formar os educandos plenamente para a sua autonomia por meio dos saberes. |
Resumen : | This article was designed to outline discussions about public policies for assessing learning in the Municipal Education Network of Porto Velho/RO o management actions based on the IDEB results. This is a study carried out in two moments, the first of which consubstantiated all the epistemological contributions, and the second demonstrated the IDEB data, after the implementation of public policies of the internal evaluation system called Assess Porto Velho in the referred municipality. on screen. The problems were delimited in: What are the public policies created to evaluate learning through the results of IDEB in the Municipal Education Network of Porto Velho? How do they contribute to improving the management of municipal education? The general objective was to analyze the public policies for the evaluation of learning in the Municipal Education Network of Porto Velho o management actions based on the IDEB results. The methodological procedures were carried out by means of a bibliographic survey and, later, a documentary analysis about the results of the public policies adopted. It was concluded that the Municipal Network of Porto Velho has advanced, however, they have little time to implement the systemic assessment to emphasize IDEB's qualitative results as pedagogical practices to train students fully for their autonomy through knowledge. |
Palabras clave : | Políticas Públicas Avaliação da Aprendizagem IDEB Public policy Learning Assessment IDEB |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13220 |
Fecha de publicación : | 22-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons