Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13210
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andreamelosilvapereira.pdfPDF/A683.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Ideb projetado e o observado no Ensino Médio no Centro-Oeste do país, em especial, no Estado de Mato Grosso
Autor(es): Pereira, Andréa Melo Silva
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Sanábio, Marcos Tanure
Membro da banca: Macário, Alice de Paiva
Membro da banca: Andrade, Fábia Napoleão
Resumo: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador educacional, aferido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para acompanhamento e alcance das metas definidas no Plano de Desenvolvimento da Educação, principalmente no que se refere ao fomento da qualidade com a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem dos estudantes, definido na Meta 7. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa foi comparar e analisar o Ideb projetado e observado das escolas públicas estaduais que ofertam o Ensino Médio na região Centro-Oeste do país, com olhar mais apurado para o Estado de Mato Grosso, no período compreendido entre 2015 e 2019. Para tanto, foram utilizadas as pesquisas quantitativa e bibliográfica, por meio de dados secundários disponibilizados pelo Inep e publicações relacionadas ao tema. Evidenciou-se certo desnivelamento na Região, situando Mato Grosso com as menores metas projetadas e observadas para o período, obtendo a cada edição o aumento sutil de apenas 0,2. Diante disso, em relação à qualidade, conclui-se a necessidade de compreendê-la para além do equilíbrio destes dois indicadores, considerando a possível interferência de outras variáveis que podem colaborar com o sucesso ou o fracasso escolar. Ademais, esta busca precisa emergir da própria escola e considerar as contribuições daqueles que vivenciam todos os dias as questões que envolvem o ensino e a aprendizagem, como docentes, gestores, estudantes e familiares.
Abstract: -
Palavras-chave: Avaliação Educacional
Ideb em Mato Grosso
Qualidade da educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13210
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons