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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988359903223308pt_BR
dc.contributor.referee1Macário, Alice de Paiva-
dc.contributor.referee2Andrade, Fábia Napoleão-
dc.creatorPereira, Andréa Melo Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6077928833840218pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T11:08:10Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-09-02T11:08:10Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13210-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador educacional, aferido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para acompanhamento e alcance das metas definidas no Plano de Desenvolvimento da Educação, principalmente no que se refere ao fomento da qualidade com a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem dos estudantes, definido na Meta 7. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa foi comparar e analisar o Ideb projetado e observado das escolas públicas estaduais que ofertam o Ensino Médio na região Centro-Oeste do país, com olhar mais apurado para o Estado de Mato Grosso, no período compreendido entre 2015 e 2019. Para tanto, foram utilizadas as pesquisas quantitativa e bibliográfica, por meio de dados secundários disponibilizados pelo Inep e publicações relacionadas ao tema. Evidenciou-se certo desnivelamento na Região, situando Mato Grosso com as menores metas projetadas e observadas para o período, obtendo a cada edição o aumento sutil de apenas 0,2. Diante disso, em relação à qualidade, conclui-se a necessidade de compreendê-la para além do equilíbrio destes dois indicadores, considerando a possível interferência de outras variáveis que podem colaborar com o sucesso ou o fracasso escolar. Ademais, esta busca precisa emergir da própria escola e considerar as contribuições daqueles que vivenciam todos os dias as questões que envolvem o ensino e a aprendizagem, como docentes, gestores, estudantes e familiares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectIdeb em Mato Grossopt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO Ideb projetado e o observado no Ensino Médio no Centro-Oeste do país, em especial, no Estado de Mato Grossopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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