https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13210
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
andreamelosilvapereira.pdf | PDF/A | 683.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Sanábio, Marcos Tanure | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6988359903223308 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Macário, Alice de Paiva | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Fábia Napoleão | - |
dc.creator | Pereira, Andréa Melo Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6077928833840218 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T11:08:10Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T11:08:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13210 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador educacional, aferido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para acompanhamento e alcance das metas definidas no Plano de Desenvolvimento da Educação, principalmente no que se refere ao fomento da qualidade com a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem dos estudantes, definido na Meta 7. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa foi comparar e analisar o Ideb projetado e observado das escolas públicas estaduais que ofertam o Ensino Médio na região Centro-Oeste do país, com olhar mais apurado para o Estado de Mato Grosso, no período compreendido entre 2015 e 2019. Para tanto, foram utilizadas as pesquisas quantitativa e bibliográfica, por meio de dados secundários disponibilizados pelo Inep e publicações relacionadas ao tema. Evidenciou-se certo desnivelamento na Região, situando Mato Grosso com as menores metas projetadas e observadas para o período, obtendo a cada edição o aumento sutil de apenas 0,2. Diante disso, em relação à qualidade, conclui-se a necessidade de compreendê-la para além do equilíbrio destes dois indicadores, considerando a possível interferência de outras variáveis que podem colaborar com o sucesso ou o fracasso escolar. Ademais, esta busca precisa emergir da própria escola e considerar as contribuições daqueles que vivenciam todos os dias as questões que envolvem o ensino e a aprendizagem, como docentes, gestores, estudantes e familiares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Ideb em Mato Grosso | pt_BR |
dc.subject | Qualidade da educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | O Ideb projetado e o observado no Ensino Médio no Centro-Oeste do país, em especial, no Estado de Mato Grosso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License