https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13208
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
anapauladasilvabarbosacastro .pdf | PDF/A | 774 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise comparativa entre o Sistema de Avaliação Educacional de Palmas e o Saeb do 5º e 9º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Castro, Ana Paula da Silva Barbosa |
Primeiro Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-orientador: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Membro da banca: | Macário, Alice de Paiva |
Membro da banca: | Alves, Márcio Fagundes |
Resumo: | O Artigo descreve um estudo comparativo entre os dados e informações apresentadas pelos dois sistemas de avaliação em larga escala mais relevantes no cenário da rede municipal de ensino de Palmas-TO: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação da Educação de Palmas (Saep). Dentre os dados e informações comuns apresentados pelo Saeb e Saep se encontram dados de natureza censitária e informações relacionadas às proficiências dos alunos e escolas, por outro lado, observa-se a ausência no Saep de dados e informações referentes aos questionários socioeconômicos aplicados pelo Saeb aos atores educacionais. Talvez pelo caráter nacional, não se visualizou no Saeb informações relacionadas à regionalização das escolas observadas no Saep. Para melhor compreender os pontos convergentes e divergentes dos dois sistemas, como se relacionam entre si e com o contexto local, foram realizadas análises e estudo estatístico a partir dos dados referentes ao quinto e nono ano do ensino fundamental, nos anos de 2012 a 2019 da rede municipal de Palmas-TO. As informações das escolas municipais sobre o Saeb foram adquiridas por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nos acervos da Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação da Secretaria Municipal de Palmas, setor responsável pela aplicação do Saep. No tratamento dos dados foi utilizada a linguagem de programação R, a exemplo dos gráficos, tabelas e cálculo dos coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman, para medir a associação entre os resultados obtidos no Saep e Saeb. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Saeb Saep Avaliação sistêmica Avaliação em larga escala Correlação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13208 |
Data do documento: | 22-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons