Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13208
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anapauladasilvabarbosacastro .pdfPDF/A774 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa entre o Sistema de Avaliação Educacional de Palmas e o Saeb do 5º e 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Castro, Ana Paula da Silva Barbosa
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Oliveira, Roberto Perobelli de
Membro da banca: Macário, Alice de Paiva
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Resumo: O Artigo descreve um estudo comparativo entre os dados e informações apresentadas pelos dois sistemas de avaliação em larga escala mais relevantes no cenário da rede municipal de ensino de Palmas-TO: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação da Educação de Palmas (Saep). Dentre os dados e informações comuns apresentados pelo Saeb e Saep se encontram dados de natureza censitária e informações relacionadas às proficiências dos alunos e escolas, por outro lado, observa-se a ausência no Saep de dados e informações referentes aos questionários socioeconômicos aplicados pelo Saeb aos atores educacionais. Talvez pelo caráter nacional, não se visualizou no Saeb informações relacionadas à regionalização das escolas observadas no Saep. Para melhor compreender os pontos convergentes e divergentes dos dois sistemas, como se relacionam entre si e com o contexto local, foram realizadas análises e estudo estatístico a partir dos dados referentes ao quinto e nono ano do ensino fundamental, nos anos de 2012 a 2019 da rede municipal de Palmas-TO. As informações das escolas municipais sobre o Saeb foram adquiridas por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nos acervos da Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação da Secretaria Municipal de Palmas, setor responsável pela aplicação do Saep. No tratamento dos dados foi utilizada a linguagem de programação R, a exemplo dos gráficos, tabelas e cálculo dos coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman, para medir a associação entre os resultados obtidos no Saep e Saeb.
Abstract: -
Palavras-chave: Saeb
Saep
Avaliação sistêmica
Avaliação em larga escala
Correlação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13208
Data do documento: 22-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons