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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314830679981149pt_BR
dc.contributor.referee1Macário, Alice de Paiva-
dc.contributor.referee2Alves, Márcio Fagundes-
dc.creatorCastro, Ana Paula da Silva Barbosa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T11:02:24Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-09-02T11:02:24Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13208-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO Artigo descreve um estudo comparativo entre os dados e informações apresentadas pelos dois sistemas de avaliação em larga escala mais relevantes no cenário da rede municipal de ensino de Palmas-TO: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação da Educação de Palmas (Saep). Dentre os dados e informações comuns apresentados pelo Saeb e Saep se encontram dados de natureza censitária e informações relacionadas às proficiências dos alunos e escolas, por outro lado, observa-se a ausência no Saep de dados e informações referentes aos questionários socioeconômicos aplicados pelo Saeb aos atores educacionais. Talvez pelo caráter nacional, não se visualizou no Saeb informações relacionadas à regionalização das escolas observadas no Saep. Para melhor compreender os pontos convergentes e divergentes dos dois sistemas, como se relacionam entre si e com o contexto local, foram realizadas análises e estudo estatístico a partir dos dados referentes ao quinto e nono ano do ensino fundamental, nos anos de 2012 a 2019 da rede municipal de Palmas-TO. As informações das escolas municipais sobre o Saeb foram adquiridas por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nos acervos da Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação da Secretaria Municipal de Palmas, setor responsável pela aplicação do Saep. No tratamento dos dados foi utilizada a linguagem de programação R, a exemplo dos gráficos, tabelas e cálculo dos coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman, para medir a associação entre os resultados obtidos no Saep e Saeb.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaebpt_BR
dc.subjectSaeppt_BR
dc.subjectAvaliação sistêmicapt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectCorrelaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre o Sistema de Avaliação Educacional de Palmas e o Saeb do 5º e 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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