Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13205
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analiciasacavalcante.pdfPDF/A1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Dados demonstrativos de duas escolas estaduais localizadas no município de Macapá-AP: analisando os resultados do IDEB referente ao período de 2007 a 2019
Author: Cavalcante, Ana Lícia Sá
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Oliveira, Roberto Perobelli de
Referee Member: Macário, Alice de Paiva
Referee Member: Bastos, Edilene Maria Lopes e
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar e analisar os dados das escolas Estaduais Professor Irineu da Gama Paes e Professor Antônio Messias G. da Silva, situadas no município de Macapá-AP, uma pequena amostra ou recorte, abordando o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB como ideia central da pesquisa. Ele é atualmente o principal índice que afere a qualidade do ensino nas escolas, sendo essencialmente a base para tomada de decisões nos rumos da educação. Diante disto, surgiu o interesse de analisar o porquê os resultados das escolas em estudos, não atingirem a meta, quais as diferenças entre elas, o baixo desempenho no IDEB e como a Secretaria de Estado da Educação-SEED/AP, vem trabalhando para mudar esse resultado. A metodologia é uma abordagem qualitativa e quantitativa, com base em pesquisa e análise nos mais diferentes referenciais teóricos, por meio de uma pesquisa bibliográfica e acesso à base de dados do IDEB e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP, além de dados da SEED/AP, o que se encaminha ao alcance do objetivo almejado.
Abstract: -
Keywords: Avaliação
Escola Pública
Qualidade Educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13205
Issue Date: 22-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons