Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13205
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
analiciasacavalcante.pdfPDF/A1.32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314830679981149pt_BR
dc.contributor.referee1Macário, Alice de Paiva-
dc.contributor.referee2Bastos, Edilene Maria Lopes e-
dc.creatorCavalcante, Ana Lícia Sá-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6328936246767788pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T10:53:54Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-09-02T10:53:54Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13205-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo demonstrar e analisar os dados das escolas Estaduais Professor Irineu da Gama Paes e Professor Antônio Messias G. da Silva, situadas no município de Macapá-AP, uma pequena amostra ou recorte, abordando o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB como ideia central da pesquisa. Ele é atualmente o principal índice que afere a qualidade do ensino nas escolas, sendo essencialmente a base para tomada de decisões nos rumos da educação. Diante disto, surgiu o interesse de analisar o porquê os resultados das escolas em estudos, não atingirem a meta, quais as diferenças entre elas, o baixo desempenho no IDEB e como a Secretaria de Estado da Educação-SEED/AP, vem trabalhando para mudar esse resultado. A metodologia é uma abordagem qualitativa e quantitativa, com base em pesquisa e análise nos mais diferentes referenciais teóricos, por meio de uma pesquisa bibliográfica e acesso à base de dados do IDEB e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP, além de dados da SEED/AP, o que se encaminha ao alcance do objetivo almejado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectQualidade Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDados demonstrativos de duas escolas estaduais localizadas no município de Macapá-AP: analisando os resultados do IDEB referente ao período de 2007 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons