Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1319
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alvaroluizbarbosaribeiro.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uma nova proposta de ensino-aprendizagem: projeto reinventando o ensino médio
Author: Ribeiro, Álvaro Luiz Barbosa
First Advisor: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Referee Member: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Referee Member: Assunção, Sergio Carvalho de
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a fase inicial do programa Reinventando o Ensino Médio, do governo de Minas Gerais. O objetivo é analisar a implementação desse programa nas escolas que fazem parte do seu projeto-piloto. Por isso, foram destacadas duas escolas, onde procurou-se verificar como as ações gestoras podem influenciar positivamente o êxito de um programa de governo, assim como examinar a importância dos gestores na instituição escolar e no sucesso do processo educativo-pedagógico. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de documentos relativos ao referido programa, e o perfil dos alunos, por meio dos resultados das avaliações externas realizadas pelo CAEd/UFJF; além de entrevistas semiestruturadas, com diretores, coordenadores, orientadores e alunos de turmas iniciais do REM, nessas duas escolas selecionadas. Contou, ainda, com a observação do cotidiano escolar por meio de visitas in loco, onde foram aferidas informações importantes sobre a atuação do gestor escolar e os resultados das ações desenvolvidas nessa fase do Programa. A expectativa é de que ao final desse estudo, possam ser identificadas as ações das escolas que contribuem com a melhoria contínua dos resultados, bem como, as dificuldades encontradas pela equipe gestora das duas escolas no desenvolvimento do programa. Este trabalho pretende ainda ressaltar em seu PAE alguns aspectos, no sentido de promover condições favoráveis de utilização dos fatos observados, e melhorar a eficácia de algumas ações dentro das escolas participantes.
Abstract: This work has as its object of study the initial phase of the program Reinventing Secondary Education, Government of Minas Gerais. The objective is to analyze the implementation of this program in schools that are part of its pilot project. Therefore, two schools were highlighted, where it was examined how management actions can positively influence the success of a government program, as well as examining the importance of managers in schools and the success of the education-learning process. The research methodology used was the analysis of documents relating to that program, and the profile of the students, through the results of external evaluations conducted by CAEd / UFJF; well as semi-structured interviews with directors, coordinators, advisors and students and starting classes REM, in these two selected schools. Also relied on the observation of daily school through visits, where important information on the role of school management and the results of actions taken in this phase of the program were measured. The expectation is that at the end of this study, the actions of schools that contribute to continuous improvement of the results can be identified as well as the difficulties encountered by the management staff of the two schools in program development. This work intends to highlight on your PAE some aspects, to promote favorable conditions for the use of the observed facts, and improve the effectiveness of some actions within the participating schools.
Keywords: Reinventando o Ensino Médio (REM)
Política Pública
Gestão Escolar
Reinventing High School (REM)
Public Policy
School Management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1319
Issue Date: 30-Sep-2014
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.