Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13177
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafaelaxavierrodrigues.pdfPDF/A5.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Hortas no ensino de biologia: possibilidades, limitações e sugestões
Autor(es): Rodrigues, Rafaela Xavier
Primeiro Orientador: Matos, Ione Maria de
Membro da banca: Lautner, Roberto Queiroga
Membro da banca: Silva, Beatriz Nascimento Monteiro da
Resumo: O uso de hortas escolares como ferramenta pedagógica de ensino, além de abordar temas relacionados a educação ambiental e a educação para a saúde, apresentam-se como um laboratório vivo de experiências que permitem associar teoria e prática. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi realizar uma revisão integrativa sobre as possibilidades e limitações do uso de hortas no ensino de biologia e elaborar sugestões de metodologias ligadas a práticas com hortas escolares para estudantes do ensino médio. Foram analisados estudos publicados originalmente na língua portuguesa, entre os anos de 2010 a 2019, tendo como referência as bases de dados Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Fizeram parte do escopo desta revisão 32 estudos que preencheram os critérios de seleção. Utilizamos neste estudo uma abordagem qualitativa com objetivo exploratório e descritivo com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica. Os estudos permitiram concluir que as hortas escolares podem ser utilizadas como ferramentas de ensino de Biologia e além de favorecerem a interdisciplinaridade, também permitem o estudo de temas transversais relacionados a Educação Ambiental, bem como, ampliam a atuação do professor para além da sala de aula.
Abstract: Vegetable gardens could be interesting pedagogical tool in high school, because are a living laboratory for the students and a community. In addition, allow to create a bridge between theory and practice. For this reason, this study aimed to do a integrative review about the possibilities and limitations of the use of vegetable gardens in biological classes and to suggest working approaches that could be used as models for biological practical lessons in high school. In this work, papers published in portuguese from 2010 to 2019 were analyzed using “Periódicos CAPES” and Google Scholar. A total of 32 papers were examined and met the required standard. In this study, we used a qualitative approach with an exploratory and descriptive objective with technical procedures for bibliographic research. As a conclusion, vegetable gardens may be used in biological classes exploring ways to integrate interdisciplinary aspects in the classroom, for example, social and environmental sustainability. Also, may expand the capacity of teacher beyond classroom.
Palavras-chave: Horta na escola
Horta e ensino médio
Hortas no ensino de biologia
Hortas e educação ambienta
Vegetable garden
High school
Biology
Environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00157
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13177
Data do documento: 21-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons