Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13177
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rafaelaxavierrodrigues.pdfPDF/A5.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Matos, Ione Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5831392312967216pt_BR
dc.contributor.referee1Lautner, Roberto Queiroga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3518763240483624pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Beatriz Nascimento Monteiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370297914253081pt_BR
dc.creatorRodrigues, Rafaela Xavier-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018021304233221pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-19T14:09:04Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-08-19T14:09:04Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00157pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13177-
dc.description.abstractVegetable gardens could be interesting pedagogical tool in high school, because are a living laboratory for the students and a community. In addition, allow to create a bridge between theory and practice. For this reason, this study aimed to do a integrative review about the possibilities and limitations of the use of vegetable gardens in biological classes and to suggest working approaches that could be used as models for biological practical lessons in high school. In this work, papers published in portuguese from 2010 to 2019 were analyzed using “Periódicos CAPES” and Google Scholar. A total of 32 papers were examined and met the required standard. In this study, we used a qualitative approach with an exploratory and descriptive objective with technical procedures for bibliographic research. As a conclusion, vegetable gardens may be used in biological classes exploring ways to integrate interdisciplinary aspects in the classroom, for example, social and environmental sustainability. Also, may expand the capacity of teacher beyond classroom.pt_BR
dc.description.resumoO uso de hortas escolares como ferramenta pedagógica de ensino, além de abordar temas relacionados a educação ambiental e a educação para a saúde, apresentam-se como um laboratório vivo de experiências que permitem associar teoria e prática. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi realizar uma revisão integrativa sobre as possibilidades e limitações do uso de hortas no ensino de biologia e elaborar sugestões de metodologias ligadas a práticas com hortas escolares para estudantes do ensino médio. Foram analisados estudos publicados originalmente na língua portuguesa, entre os anos de 2010 a 2019, tendo como referência as bases de dados Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Fizeram parte do escopo desta revisão 32 estudos que preencheram os critérios de seleção. Utilizamos neste estudo uma abordagem qualitativa com objetivo exploratório e descritivo com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica. Os estudos permitiram concluir que as hortas escolares podem ser utilizadas como ferramentas de ensino de Biologia e além de favorecerem a interdisciplinaridade, também permitem o estudo de temas transversais relacionados a Educação Ambiental, bem como, ampliam a atuação do professor para além da sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHorta na escolapt_BR
dc.subjectHorta e ensino médiopt_BR
dc.subjectHortas no ensino de biologiapt_BR
dc.subjectHortas e educação ambientapt_BR
dc.subjectVegetable gardenpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleHortas no ensino de biologia: possibilidades, limitações e sugestõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons