https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1315
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
edilenecassiadesouzaaraujo.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise da construção de uma política de formação docente na área de tecnologia da informação: um estudo de caso do projeto reinventando o ensino médio do estado de Minas Gerais |
Autor(es): | Araújo, Edilene Cássia de Souza |
Primeiro Orientador: | Queiroz, Álvaro João Magalhães de |
Membro da banca: | Borges, Eliane Medeiros |
Membro da banca: | Losano, Carmen Cristiano Borges |
Resumo: | Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de Juiz de Fora, analisa a construção da política pública da proposta piloto de formação de professores do Projeto Reinventando o Ensino Médio, com ênfase na área de Tecnologia da Informação. Buscou-se a compreensão do processo de formação continuada dos professores para criar proposições de melhoria e acompanhamento através de um plano de ação de intervenção educacional direcionado à gestão regional (SRE Metropolitana C) da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Além disso, foi realizado um estudo de caso no qual os instrumentos de pesquisa foram entrevistas de roteiros semiestruturados, questionários e fontes documentais. Ademais, com base em um estudo teórico, buscou-se relacionar as políticas públicas de formação continuada de docentes e as tecnologias da informação, subsidiado por autores como Alonso (2008), Barreto (2006), Belloni (1999), Guskel (2002), Mortimer e santos (2000), Nóvoa (1992), Pimenta (1996), Pinheiro et al. (2007). A análise resultante deste estudo revela que na perspectiva do Reinventando o Ensino Médio é necessário maior investimento na formação docente. O relato discursivo sobre os professores levam a interpretações que demonstram a necessidade de uma melhor qualificação dos docentes quando se trata de por em prática a proposta de formação na sala de aula. Como contribuição de apoio à formação continuada docente, finaliza-se este estudo com a proposição de um plano de intervenção que utiliza a estratégia de grupos de estudos para o aprofundamento e discussão sobre o uso das tecnologias da informação e o novo currículo. |
Abstract: | This dissertation analyses the construction of the public policy of the initial proposal for the teacher training of the project Reinventando o Ensino Médio with an emphasis in the area of Information Technology. We sought to understand the teachers training process to create propositions for improvement and monitoring through an action plan for educational intervention directed to the regional management (SRE Metropolitana C), the Department of Education of Minas Gerais. We conducted a case study using qualitative methodology, in which the research instruments were semi-structured surveys, questionnaires and official documents. A theoretical study of public policy for continuing education for teachers and information technology, supported by authors such as Alonso (2008), Barreto (2006), Belloni (1999), Guskel (2002), Mortimer e santos (2000), Nóvoa (1992), Pimenta (1996), Pinheiro et al. (2007). The resulting analysis of this study reveals that the perspective of Reinventando o Ensino Médio require greater investment in teacher training. The analysis on the teacher training process, lead to interpretations that demonstrate the necessity for better teachers training when it comes to putting into practice the proposed training in the classroom. As a contribution to support the teacher training process, ends up that study with the proposition of an intervention plan that uses the strategy of study groups for deepening and discussion of the use of information technology and the new curriculum. |
Palavras-chave: | Tecnologia da Informação Reinventando o Ensino Médio Formação Docente Information Technology Reinventando o Ensino Médio Teacher Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1315 |
Data do documento: | 2-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.