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Tipo: Dissertação
Título: A Construção de um Mapa Climático Urbano para Petrópolis-RJ: cidade, clima urbano e planejamento
Autor(es): Fernandes, Ludmilla Alves
Primeiro Orientador: Ferreira, Cássia de Castro Martins
Membro da banca: Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Membro da banca: Ugeda Júnior, José Carlos
Resumo: Por meio da materialização de um pensar e agir urbano, o processo de produção do espaço urbano repercute nos objetos e processos naturais. Dessa maneira, percebe-se que a produção e o consumo desse espaço, por meio do retrabalho da natureza primitiva, resultam em transformações de ordem socioambiental. Ademais, os efeitos do clima urbano se radicam à proporção de um crescimento urbano caótico. Por isso, ganham importância as análises que se debruçam sobre os entremeios entre clima, cidade e planejamento urbano, sendo esse último o principal responsável pela regulação do clima, através de seus mecanismos de regulamentação urbana. É nesse contexto interseccional que surgem os Mapas Climáticos Urbanos (UC-Map), enquanto uma ferramenta de agregação entre as informações climáticas urbanas e as informações de cunho urbano e urbanístico. O presente trabalho teve como objetivo compreender a relação existente entre as variáveis socioambientais que condicionam a conformação climática urbana da cidade de Petrópolis, por meio da construção de um Mapa Climático Urbano. Petrópolis é um dos municípios que compõem a Região Serrana do estado do Rio de Janeiro e mostra-se um interessante campo de pesquisa, dado que seu espaço urbano apresenta áreas de características contrastantes, mesmo em um pequeno recorte espacial, que decorrem do seu processo de formação enquanto Cidade Imperial e posterior expansão. Enquanto o Centro Histórico guarda aspectos, ainda, do período do Império (como as ruas estreitas e seus calçamentos) e é caracterizado por significativa presença de áreas verdes e controle do uso do solo, os bairros mais afastados são caracterizados pela autoconstrução, altos índices de impermeabilidade do solo e pouca ou nenhuma cobertura vegetal. Metodologicamente, dividiu-se em duas grandes etapas: o levantamento de dados preliminares e a construção do mapa climático urbano, propriamente dita, com base na definição de climatopos. Analisando a espacialização dos climatopos que compuseram o mapa foi possível observar que as áreas de maior carga térmica e menor potencial dinâmico foram aquelas caracterizadas pelo uso misto e alto fluxo de pessoas e veículos. Por outro lado, as áreas de menor carga térmica e maior potencial dinâmico coincidem com áreas vegetadas /ou abertas. A partir dessas e outras análises, foram definidas estratégias e recomendações no que se refere ao planejamento urbano.
Abstract: Through the materialization of urban thinking and acting, the urban space production process has repercussions on natural objects and processes. In this way, it is clear that the production and consumption of this space, through the rework of the primitive nature, result in socioenvironmental transformations. Furthermore, the effects of the urban climate are rooted in the proportion of chaotic urban growth. For this reason, analyzes that focus on the interplay between climate, city and urban planning become more important, the latter being the main responsible for climate regulation, through its mechanisms of urban regulation. It is from this intersectional context that Urban Climate Maps (UC-Map) emerge, as an aggregation tool between urban climate information and urban and urban information. The present work aimed to understand the relationship between the socio-environmental variables that condition the urban climatic conformation of the city of Petrópolis, through the construction of an Urban Climate Map. Petrópolis is one of the municipalities that make up the Mountain Region of the state of Rio de Janeiro and it is an interesting field of research, given that its urban space presents areas of contrasting characteristics, even in a small spatial outline, which result from its process of formation as an Imperial City and subsequent expansion. While the Historic Center still has aspects of the Empire period (such as narrow streets and sidewalks) and is characterized by a significant presence of green areas and control of land use, the most remote neighborhoods are characterized by self-construction, high rates of impermeability of the soil and little or no vegetation cover. Methodologically, it was divided into two major stages: the survey of preliminary data and the construction of the urban climate map, properly speaking, based on the definition of climatopos. Analyzing the spatialization of the climatopos that made up the map, it was possible to observe that the areas of greatest thermal load and least dynamic potential were those characterized by mixed use and high flow of people and vehicles. On the other hand, areas of lower thermal load and greater dynamic potential coincide with vegetated / or open areas. From these and other analyzes, strategies and recommendations regarding urban planning were defined.
Palavras-chave: Clima urbano
Cidade
Planejamento urbano
Urban climate
City
Urban planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00128
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13135
Data do documento: 23-Fev-2021
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