Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1312
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elisangelaaparecidadasilva.pdf2.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uso do PAAE nas escolas de ensino médio da SRE de Janaúba
Author: Silva, Elisângela Aparecida da
First Advisor: Cunha e Melo, Manuel Fernando Palácios da
Referee Member: Oliveira, Roberto Perobelli de
Referee Member: Silva, Josiane Toledo Ferreira
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar o uso do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) em seis escolas de ensino médio da SRE de Janaúba. As escolas selecionadas participaram do extinto projeto Escola-referência e por isso têm registrado mais tempo de experiência com o PAAE. O enfoque da pesquisa foi captar informações que revelassem o que é executado pelas escolas em relação ao programa e verificar se esse uso se aproxima dos objetivos declarados pelos idealizadores do PAAE. Para atingir esse propósito, foi realizada uma pesquisa documental e uma pesquisa empírica (entrevista de roteiro semiestruturado com os gestores escolares e questionários aplicados aos docentes das disciplinas avaliadas no programa). O referencial teórico se baseou em Mainardes(2006) e sua obra sobre análise do ciclo de políticas, Weiss (1998) com sua discussão sobre avaliação de programas, entre outros autores que tratam da temática da avaliação. Os resultados da pesquisa apontam que o programa é subutilizado pelas escolas e a motivação desta subutilização tem por causa fatores mais relacionados às escolas do que ao próprio programa. O Plano de Ação Educacional propõe a realização de um conjunto de ações que possam contribuir para a otimização do uso do PAAE pelas escolas.
Abstract: This aimed study to analyze the use of the Program Evaluation School Learning (PAAE) in six high schools SRE Janaúba. The selected schools participated in school-defunct project reference and so have logged more time to experiment with the PAAE. The focus of the research was to obtain information that would reveal which runs the schools in the program and whether such use is approaching the goals declared by the creators of the PAAE. To achieve this purpose, was performed documentary research and empirical research (semistructured interview script with the school managers and questionnaires to teachers of subjects evaluated in the program). The theoretical framework was based on Mainardes (2006) and his work on the analysis of the policy cycle, Weiss (1998) in his discussion of program evaluation, and other writers on the subject of evaluation. The survey results indicate that the program is underutilized by the schools and the motivation of this underutilization is because factors related to schools than the program itself. The Action Plan for Educational proposes to carry out set of actions that may contribute to the optimization of PAAE by schools.
Keywords: Avaliação
PAAE
Gestão
SRE Janaúba
Evaluation
PAAE
Management
SRE Janaúba
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1312
Issue Date: 29-Dec-2014
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.