https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13129
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
laisriosberno.pdf | PDF/A | 5.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
laisriosberno-cadernopedagogico.pdf | 3.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Representações do gênero feminino na ficção e seu impacto no repertório cultural de alunos do Ensino Fundamental II |
Author: | Berno, Laís Rios |
First Advisor: | Nogueira, Elza de Sá |
Referee Member: | Sigiliano, Natália Sathler |
Referee Member: | Mendes, Moema Rodrigues Brandão |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da UFJF, direcionada para uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado de Minas Gerais, na cidade de Juiz de Fora, na qual se observaram, por meio de registros no banheiro público escolar, discursos misóginos e depreciativos destinados a alunas. Tal questão fomentou o objetivo principal do trabalho: tornar os alunos conscientes de seu repertório cultural e literário relacionado à representação ficcional da mulher e proporcionar uma ampliação desse repertório através do exercício de autoria criativa dirigida à construção de personagens femininas, intermediada pelo contato com obras literárias e fílmicas que lhes apresentem novos modelos concernentes à questão. Espera-se que, com isso, inspiremos uma reflexão nos alunos que leve à quebra de estereótipos com relação, principalmente, às mulheres, bem como a uma percepção mais profunda da complexidade humana. Como base para a construção das personagens e das narrativas, utilizamos fundamentos do RPG (Role Playing Game), aliados aos arquétipos de personagem, de Campbell (1949), bem como os conceitos de personagem plana e esférica, conforme Forster (1969), e ser e parecer, de Todorov (2013). O trabalho também se apoia no arcabouço teórico que se segue: o conceito de letramento literário (COSSON, 2016, 2018; PAULINO E COSSON, 2009); o repertório do texto (ISER,1996); a concepção de comunidade de leitores (CHARTIER, 1994); o sistema literário (EVEN-ZOHAR, 1990); gênero, androcentrismo, patriarcado, Machismo e Feminismo (BUTLER, 2010; FEDERICI, 2017; GARCIA, 2015); e Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987). A fim de estreitar a ponte entre teoria e prática, adotamos a orientação metodológica da pesquisa-ação para este processo interventivo, segundo Thiollent (1986). Outrossim, aplicamos uma pesquisa piloto remotamente em um grupo voluntário de 22 alunos para testagem do formato proposto de ficha de personagem, por meio do qual se comprovou a possibilidade de mapear os modelos idealizados dos alunos em seus discursos. |
Abstract: | This work presents a proposal for a pedagogical intervention, developed within the scope of the Mestrado Profissional em Letras at UFJF, directed to a class of ninth grade of elementary school in a public school in the state of Minas Gerais, in the city of Juiz de Fora, in which observed, through records in the public school toilet, misogynistic and derogatory speeches aimed at students. This question fostered the main objective of this paper: making students aware of their cultural and literary directory in relation to the fictional representation of women and providing an expansion of this directory through the exercise of creative authorship aimed at the construction of female characters, intermediated by contact with literary works and films that bring new models concerning the query. It’s expected that, with this, we’ll inspire a reflection in the students that will lead to the breaking of stereotypes regarding, mainly, women, as well as to a deeper perception of human complexity. The construction of characters and narratives is based in RPG (Role Playing Game) fundamentals, allied to Campbell's character archetypes (1949), as well as the concepts of flat and spherical character, according to Forster (1969), and the idea of how a character is and how he or she seems to be, by Todorov (2013). The research is based still in the concept of literary literacy (COSSON, 2016, 2018; PAULINO AND COSSON, 2009); the text's repertoire (ISER, 1996); the conception of the community of readers (CHARTIER, 1994); the literary system (EVEN-ZOHAR, 1990); gender, androcentrism, patriarchy, Chauvinism and Feminism (BUTLER, 2010; FEDERICI, 2017; GARCIA, 2015); and Idealized Cognitive Models (LAKOFF, 1987). In order to link theory and practice, we adopted the methodological orientation of action research for this interventionist process, according to Thiollent (1986). Furthermore, we applied a pilot research remotely in a voluntary group of 22 students to test the character sheet format, through which the possibility of mapping the idealized models of the students in their speeches was proven. |
Keywords: | Ensino de Literatura Repertório literário Personagens femininas RPG Construção de personagens Literature teaching Literary directory Female characters Character development |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Letras |
Program: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00133 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13129 |
Issue Date: | 28-May-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License