https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13125
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
noemiadeazevedonascimento.pdf | PDF/A | 430.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
noemiadeazevedonascimento-cadernoanexo.pdf | 5.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A obra de Milton Hatoum Dois irmãos e a adaptação da HQ de Fábio Moon e Gabriel Bá como proposta de letramento literário e ampliação de repertório dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II |
Autor(es): | Nascimento, Noemia de Azevedo |
Primeiro Orientador: | Botelho, Patrícia Pedrosa |
Membro da banca: | Sá, Elza Nogueira de |
Membro da banca: | Oliveira, Natalino da Silva de |
Resumo: | Com o objetivo de colaborar para o conhecimento literário e desenvolver a competência leitora dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, esta dissertação, que traz em seu bojo a marca pesquisa-ação, pretendeu trabalhar com a obra contemporânea de Milton Hatoum (2000), Dois irmãos, bem como a adaptação do mesmo enredo para história em quadrinhos, de Fábio Moon e Gabriel Bá. O intento desse trabalho foi valorizar a literatura como instrumento essencial para o caráter formador de indivíduos que fossem participativos em sua comunidade, cônscios de si e dos outros. Desta forma, atividades de leitura e de escrita foram criadas para análise e reflexão, a fim de que os alunos vivenciassem por meio do enredo apresentado os conflitos existentes na ficção que se assemelham à realidade. Espera-se, com isso, aproximar leitor e obra de forma que a literatura encontre ressonância na vida do aluno. As atividades de leitura e de escrita propostas foram fundamentadas na sequência básica de Rildo Cosson (2018), cuja abordagem para o letramento literário inclui a motivação, a introdução, a leitura e a interpretação, oportunizando aos aprendizes o trabalho individual e em grupos, além de permitir que cada aluno, por inferência, retextualizasse o final do enredo, compartilhando com a turma seu desfecho. Vale dizer que cadernos de leitura seriam utilizados pelos alunos e outro pela professora para o registro e interpretação das atividades propostas, com a finalidade de que o andamento das tarefas tivesse um acompanhamento palpável e fosse percebido por meio delas, o aprendizado em relação às habilidades discursivas, cognitivas e inferenciais. Este trabalho fez uso das considerações teóricas e críticas de Agamben (2009), de Antunes (2009), de Calvino (2007), de Cândido (2004), de Colomer (2007), de Compagnon (2010), de Cosson e Paulino (2009), de Dikson (2019), de Marcuschi (2010), de McLoud (2005), de Rojo (2012) e de Thiollent (2011). |
Abstract: | Aiming to enrich the literary knowledge and the reading competence from elementary school peers, the following project presents a character of action-research intended to work with the contemporary work of Milton Hatoum’s Dois irmãos as well as with the same plot adapted for comics by Fábio Moon and Gabriel Bá. The aim of this work was to value literature as an essential tool for the formative character of individuals who are participative in their community, aware of themselves and of others. This way, reading and writing activities were created for analysis and reflection in order to make the students live through the presented plot the conflicts that reality assembles to fiction. One expected to approach the reader and plot in a way that literature found resonance on students’ life. The reading and writing activities were justified on Rildo Cosson’s (2018) basic sequence whose approach for the literary literacy includes motivation, introduction, reading and comprehension, giving opportunity to the classmates to work individually and in groups, besides to permit that each student, by inference, rewrite the end of the story sharing with classmates his/her final outcomes. A reading notebook would be used by the students and another by the teacher for the records and for comprehension in order to make them perceive and be perceived of their own growth. It is important to enhance that this research made use of the theoretical and critical considerations of some authors such as Agamben (2009), Antunes (2009), Calvino (2007), Cândido (2004), Colomer (2007), Compagnon (2010), Cosson and Paulino (2009), Dikson (2019), Marcuschi (2010), McLoud (2005), Rojo (2012) and Thiollent (2011). |
Palavras-chave: | Repertório literário Competência leitora Retextualização HQ Milton Hatoum Literary repertoire Reading competence Retextualization Comics |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00127 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13125 |
Data do documento: | 21-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons