https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13080
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
alexandrejenevainjunior.pdf | PDF/A | 2.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
alexandrejenevainjunior-produtoeducacional.pdf | 296.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | As concepções do professor de Matemática na sala de aula: como lidar com a diversidade dentro do espaço escolar? |
Autor(es): | Jenevain Junior, Alexandre |
Orientador: | Kistemann Júnior, Marco Aurélio |
Miembros Examinadores: | Souza, Renato Marcone José de |
Miembros Examinadores: | Carneiro, Reginaldo Fernando |
Resumo: | Considerando-se que a escola é um espaço plural e que diferentes sujeitos se constituem passando por esse lugar, esta dissertação buscou desnudar as concepções de docentes de Matemática a respeito de temas sociais que, normalmente, não são abordados na área de exatas. Para isso, com o auxílio da História Oral, entrevistamos licenciados em Matemática, na cidade de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, inseridos em três diferentes contextos educacionais: professores recém-formados, professores de escolas públicas e professores de escolas particulares. Visando a uma melhor coleta de dados, atentamo-nos para o fato de que nenhum entrevistado trabalhe em mais de um contexto ao mesmo tempo. Entendendo que abordaremos assuntos que passam por questões históricas e pessoais, convidamos todos os professores que tiverem acesso a essa dissertação para que, através deste trabalho, tenham um contato cuidadoso e tecnicamente preparado para temas como Racismo, Comunidade LGBTQIA+, Gênero e Sexualidade e Bullying e, além disso, saiam do lugar hierárquico e engessado que a nossa disciplina nos coloca, podendo, assim, em concomitância com o produto educacional, iniciarmos debates sociais e ampliarmos nosso entendimento sobre a diversidade que compõe o ambiente escolar. |
Resumen : | Considering that the school is a diverse environment and that different subjects are constituted also passing through this place, this dissertation sought to expose the preconceptions of Mathematics teachers regarding social themes that usually are not addressed in STEM. For this, with the aid of Oral History, we interviewed graduates in Mathematics, in the city of Juiz de Fora, state of Minas Gerais, inserted in three different educational contexts: recently graduated teachers, public school teachers and private school teachers. Aiming at a better data collection, we made sure that no interviewee was included in more than one of the aforementioned educational contexts. Understanding that we will address topics that go through historical and personal issues, we aim to provide Mathematics educators with work that was carefully and technically prepared to help them address topics such as Racism, LGBTQIA + Community, Gender and Sexuality and Bullying. In addition, we hope to leave the hierarchical and rigid place that our discipline places us, thus being able to, in conjunction with the educational product, initiate social debates and broaden our understanding of the diversity that make up the school environment |
Palabras clave : | Educação Matemática Diversidade Formação de professores Questões raciais Gênero e sexualidade Comunidade LGBTQIA+ Math Education Diversity Racial questions Gender and sexuality LGBTQIA+ community |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00098 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13080 |
Fecha de publicación : | 31-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons