Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13080
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alexandrejenevainjunior.pdfPDF/A2.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
alexandrejenevainjunior-produtoeducacional.pdf296.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Júnior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Renato Marcone José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8984902656508635pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592343865729395pt_BR
dc.creatorJenevain Junior, Alexandre-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9458402570339980pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-13T12:40:15Z-
dc.date.available2021-07-13-
dc.date.available2021-07-13T12:40:15Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00098pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13080-
dc.description.abstractConsidering that the school is a diverse environment and that different subjects are constituted also passing through this place, this dissertation sought to expose the preconceptions of Mathematics teachers regarding social themes that usually are not addressed in STEM. For this, with the aid of Oral History, we interviewed graduates in Mathematics, in the city of Juiz de Fora, state of Minas Gerais, inserted in three different educational contexts: recently graduated teachers, public school teachers and private school teachers. Aiming at a better data collection, we made sure that no interviewee was included in more than one of the aforementioned educational contexts. Understanding that we will address topics that go through historical and personal issues, we aim to provide Mathematics educators with work that was carefully and technically prepared to help them address topics such as Racism, LGBTQIA + Community, Gender and Sexuality and Bullying. In addition, we hope to leave the hierarchical and rigid place that our discipline places us, thus being able to, in conjunction with the educational product, initiate social debates and broaden our understanding of the diversity that make up the school environmentpt_BR
dc.description.resumoConsiderando-se que a escola é um espaço plural e que diferentes sujeitos se constituem passando por esse lugar, esta dissertação buscou desnudar as concepções de docentes de Matemática a respeito de temas sociais que, normalmente, não são abordados na área de exatas. Para isso, com o auxílio da História Oral, entrevistamos licenciados em Matemática, na cidade de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, inseridos em três diferentes contextos educacionais: professores recém-formados, professores de escolas públicas e professores de escolas particulares. Visando a uma melhor coleta de dados, atentamo-nos para o fato de que nenhum entrevistado trabalhe em mais de um contexto ao mesmo tempo. Entendendo que abordaremos assuntos que passam por questões históricas e pessoais, convidamos todos os professores que tiverem acesso a essa dissertação para que, através deste trabalho, tenham um contato cuidadoso e tecnicamente preparado para temas como Racismo, Comunidade LGBTQIA+, Gênero e Sexualidade e Bullying e, além disso, saiam do lugar hierárquico e engessado que a nossa disciplina nos coloca, podendo, assim, em concomitância com o produto educacional, iniciarmos debates sociais e ampliarmos nosso entendimento sobre a diversidade que compõe o ambiente escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectQuestões raciaispt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectComunidade LGBTQIA+pt_BR
dc.subjectMath Educationpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectRacial questionspt_BR
dc.subjectGender and sexualitypt_BR
dc.subjectLGBTQIA+ communitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleAs concepções do professor de Matemática na sala de aula: como lidar com a diversidade dentro do espaço escolar?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons