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Clase: Dissertação
Título : Da queda livre ao paraquedismo – uma proposta de ensino da resistência do ar por meio da análise de vídeos utilizando o tracker
Autor(es): Morais, Simone de Amorim Lima
Orientador: Valle, José Luiz Matheus
Miembros Examinadores: Sasaki, Daniel Guilherme Gomes
Miembros Examinadores: Gonçalves, Bruno
Resumo: Este trabalho apresenta a proposta e o relato da aplicação de uma sequência didática, desenvolvida a partir do objetivo de incentivar os alunos a pesquisarem as grandezas e agentes físicos envolvidos no movimento de corpos em queda. Baseamos o presente trabalho no estudo do movimento da queda livre e queda sob a ação da força de resistência do ar, na prática de atividade experimental e o uso do software Tracker, que torna possível a análise quadro a quadro de vídeos que envolvam movimentos. Através desses métodos, somados a observação e engajamento, este trabalho objetiva conduzir os estudantes à concepção das diferenças entres estes movimentos, detectando os agentes responsáveis pelo movimento e as grandezas físicas envolvidas. A sequência foi estruturada para ser trabalhada em seis aulas regulares no primeiro ano do ensino médio, no entanto, no decorrer do trabalho utilizamos sete aulas. A sequência foi pensada de forma a manter um vínculo intuitivo do aluno com a pesquisa, para isto foram elaborados textos informativos, atividades para casa, questionários individuais e em grupo. Entre as atividades propostas os alunos confeccionaram paraquedas, foram responsáveis pela prática experimental e utilizaram o Tracker. À professora coube o papel de mediadora realizando intervenções quando necessário. Concluímos que as diferentes atividades elaboradas motivaram nos alunos a curiosidade, o engajamento e comprometimento com o trabalho. Durante estas atividades, eles tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades no uso de ferramenta tecnológica educacional e competências para o aprendizado de conceitos físicos. A partir dos resultados obtidos, percebemos que os alunos necessitam ser direcionados para o uso da tecnologia a favor do aprendizado, que a leitura gráfica é facilitada quando acompanhada do movimento em questão, através da interação os alunos se expressam com maior facilidade contribuindo para o aprendizado. Cremos que esta sequência contribui com o trabalho de professores que se dispõe a utilizar novas ferramentas para o ensino de física.
Resumen : This work presents the proposal and the report of the application of a didactic sequence, developed with the intention of encouraging students to research the quntitys and physical agents involved in the motion of falling corps. The present work was based on the study of the free fall and fall movement under the action of the air resistance force, in the practice of experimental activity and the use of the Tracker, software that makes possible frame by frame analysis of videos involving movements. By these methods, added to observation and engagement, this work aims to lead students to the conception of the differences between these movements, detecting the agents responsible for the movement and the physical quantities involved. The sequence was structured to be worked on six regular classes in the first year of high school, however, in the course of the work we used seven classes. The sequence was designed in order to maintain an intuitive link between the student and a research. For this, informative texts, home activities, individual and group forms were prepared. Between the proposed activities, students made parachutes, were responsible for the experimental practice and used the Tracker. The teacher was given the role of mediator, carrying out interventions when necessary. We concluded that the different activities developed motivated the student's curiosity, engagement and commitment to work. During these activities, they had the opportunity to develop skills in the use of an educational technological tool and skills for learning physical concepts. From the results obtained, we realize that students need to be directed to the use of technology in favor of learning, that graphic reading is facilitated when accompanied by the movement in question, through interaction students express themselves more easily contributing to learning. We believe that this sequence contributes to the work of teachers who are willing to use new tools for teaching of physics.
Palabras clave : Queda livre
Resistência do ar
Tecnologias da informação e comunicação
Tracker
Ensino de Física
Free fall
Air Resistance
Information technologies and communication
Teaching of physics
Free fall
Air resistance
Information technologies and communication
Teaching of physics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00090
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13050
Fecha de publicación : 31-mar-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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