Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13050
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
simonedeamorimlimamorais.pdf2.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Valle, José Luiz Matheus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5876650501587670pt_BR
dc.contributor.referee1Sasaki, Daniel Guilherme Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3720030848832219pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Bruno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8924506841386206pt_BR
dc.creatorMorais, Simone de Amorim Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4598042756773270pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-01T13:06:49Z-
dc.date.available2021-07-01-
dc.date.available2021-07-01T13:06:49Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00090pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13050-
dc.description.abstractThis work presents the proposal and the report of the application of a didactic sequence, developed with the intention of encouraging students to research the quntitys and physical agents involved in the motion of falling corps. The present work was based on the study of the free fall and fall movement under the action of the air resistance force, in the practice of experimental activity and the use of the Tracker, software that makes possible frame by frame analysis of videos involving movements. By these methods, added to observation and engagement, this work aims to lead students to the conception of the differences between these movements, detecting the agents responsible for the movement and the physical quantities involved. The sequence was structured to be worked on six regular classes in the first year of high school, however, in the course of the work we used seven classes. The sequence was designed in order to maintain an intuitive link between the student and a research. For this, informative texts, home activities, individual and group forms were prepared. Between the proposed activities, students made parachutes, were responsible for the experimental practice and used the Tracker. The teacher was given the role of mediator, carrying out interventions when necessary. We concluded that the different activities developed motivated the student's curiosity, engagement and commitment to work. During these activities, they had the opportunity to develop skills in the use of an educational technological tool and skills for learning physical concepts. From the results obtained, we realize that students need to be directed to the use of technology in favor of learning, that graphic reading is facilitated when accompanied by the movement in question, through interaction students express themselves more easily contributing to learning. We believe that this sequence contributes to the work of teachers who are willing to use new tools for teaching of physics.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a proposta e o relato da aplicação de uma sequência didática, desenvolvida a partir do objetivo de incentivar os alunos a pesquisarem as grandezas e agentes físicos envolvidos no movimento de corpos em queda. Baseamos o presente trabalho no estudo do movimento da queda livre e queda sob a ação da força de resistência do ar, na prática de atividade experimental e o uso do software Tracker, que torna possível a análise quadro a quadro de vídeos que envolvam movimentos. Através desses métodos, somados a observação e engajamento, este trabalho objetiva conduzir os estudantes à concepção das diferenças entres estes movimentos, detectando os agentes responsáveis pelo movimento e as grandezas físicas envolvidas. A sequência foi estruturada para ser trabalhada em seis aulas regulares no primeiro ano do ensino médio, no entanto, no decorrer do trabalho utilizamos sete aulas. A sequência foi pensada de forma a manter um vínculo intuitivo do aluno com a pesquisa, para isto foram elaborados textos informativos, atividades para casa, questionários individuais e em grupo. Entre as atividades propostas os alunos confeccionaram paraquedas, foram responsáveis pela prática experimental e utilizaram o Tracker. À professora coube o papel de mediadora realizando intervenções quando necessário. Concluímos que as diferentes atividades elaboradas motivaram nos alunos a curiosidade, o engajamento e comprometimento com o trabalho. Durante estas atividades, eles tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades no uso de ferramenta tecnológica educacional e competências para o aprendizado de conceitos físicos. A partir dos resultados obtidos, percebemos que os alunos necessitam ser direcionados para o uso da tecnologia a favor do aprendizado, que a leitura gráfica é facilitada quando acompanhada do movimento em questão, através da interação os alunos se expressam com maior facilidade contribuindo para o aprendizado. Cremos que esta sequência contribui com o trabalho de professores que se dispõe a utilizar novas ferramentas para o ensino de física.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQueda livrept_BR
dc.subjectResistência do arpt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectTrackerpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectFree fallpt_BR
dc.subjectAir Resistancept_BR
dc.subjectInformation technologies and communicationpt_BR
dc.subjectTeaching of physicspt_BR
dc.subjectFree fallpt_BR
dc.subjectAir resistancept_BR
dc.subjectInformation technologies and communicationpt_BR
dc.subjectTeaching of physicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleDa queda livre ao paraquedismo – uma proposta de ensino da resistência do ar por meio da análise de vídeos utilizando o trackerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons