Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13021
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angelicadefatimanogueiravicente.pdf10.62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de falha em grampos ferroviários tipo Fastclip
Autor(es): Vicente, Angélica de Fátima Nogueira
Primeiro Orientador: Alves, Luiz Henrique Dias
Co-orientador: Marcomini, Raphael Fortes
Membro da banca: Bortoleto, Eleir Mundim
Membro da banca: Costa, Fellipe Castro Barbosa
Resumo: A falha em grampos de fixação tem sido frequentemente encontrada em linhas ferroviárias, o que aumentou o custo de reparo e manutenção, além de redução direta na segurança operacional. Na malha ferroviária da MRS Logística também foi detectada fratura recorrente de grampos. Sendo esse um componente crítico do sistema de fixação do sistema ferroviário moderno, busca-se identificar as possíveis causas que levaram à falha. Para isso, foi feita uma análise de falha em grampos de fixação do tipo fastclip. A partir dos estudos e ensaios realizados, foram avaliadas as influências da estrutura metalúrgica e processo de fabricação do grampo nessas falhas. Verificou-se que o material apresenta microestrutura, dureza e composição química condizentes com a especificação do aço mola utilizado e tratamentos térmicos recebidos. Foi possível identificar que, no ponto de falha analisado, o grampo apresenta uma descontinuidade geométrica e um maior grau de oxidação na superfície externa. Tais fatores podem atuar como concentradores de tensão, fazendo com que a tensão local atinja valores acima do limite de resistência do material e, consequentemente, levando à falha por fadiga.
Abstract: A falha em grampos de fixação tem sido frequentemente encontrada em linhas ferroviárias, o que aumentou o custo de reparo e manutenção, além de redução direta na segurança operacional. Na malha ferroviária da MRS Logística também foi detectada fratura recorrente de grampos. Sendo esse um componente crítico do sistema de fixação do sistema ferroviário moderno, busca-se identificar as possíveis causas que levaram à falha. Para isso, foi feita uma análise de falha em grampos de fixação do tipo fastclip. A partir dos estudos e ensaios realizados, foram avaliadas as influências da estrutura metalúrgica e processo de fabricação do grampo nessas falhas. Verificou-se que o material apresenta microestrutura, dureza e composição química condizentes com a especificação do aço mola utilizado e tratamentos térmicos recebidos. Foi possível identificar que, no ponto de falha analisado, o grampo apresenta uma descontinuidade geométrica e um maior grau de oxidação na superfície externa. Tais fatores podem atuar como concentradores de tensão, fazendo com que a tensão local atinja valores acima do limite de resistência do material e, consequentemente, levando à falha por fadiga.
Palavras-chave: Grampo de fixação
Ferrovia
Análise de falha
Fractografia
Fadiga
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13021
Data do documento: 30-Mar-2021
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons