https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13021
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
angelicadefatimanogueiravicente.pdf | 10.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise de falha em grampos ferroviários tipo Fastclip |
Autor(es): | Vicente, Angélica de Fátima Nogueira |
Primeiro Orientador: | Alves, Luiz Henrique Dias |
Co-orientador: | Marcomini, Raphael Fortes |
Membro da banca: | Bortoleto, Eleir Mundim |
Membro da banca: | Costa, Fellipe Castro Barbosa |
Resumo: | A falha em grampos de fixação tem sido frequentemente encontrada em linhas ferroviárias, o que aumentou o custo de reparo e manutenção, além de redução direta na segurança operacional. Na malha ferroviária da MRS Logística também foi detectada fratura recorrente de grampos. Sendo esse um componente crítico do sistema de fixação do sistema ferroviário moderno, busca-se identificar as possíveis causas que levaram à falha. Para isso, foi feita uma análise de falha em grampos de fixação do tipo fastclip. A partir dos estudos e ensaios realizados, foram avaliadas as influências da estrutura metalúrgica e processo de fabricação do grampo nessas falhas. Verificou-se que o material apresenta microestrutura, dureza e composição química condizentes com a especificação do aço mola utilizado e tratamentos térmicos recebidos. Foi possível identificar que, no ponto de falha analisado, o grampo apresenta uma descontinuidade geométrica e um maior grau de oxidação na superfície externa. Tais fatores podem atuar como concentradores de tensão, fazendo com que a tensão local atinja valores acima do limite de resistência do material e, consequentemente, levando à falha por fadiga. |
Abstract: | A falha em grampos de fixação tem sido frequentemente encontrada em linhas ferroviárias, o que aumentou o custo de reparo e manutenção, além de redução direta na segurança operacional. Na malha ferroviária da MRS Logística também foi detectada fratura recorrente de grampos. Sendo esse um componente crítico do sistema de fixação do sistema ferroviário moderno, busca-se identificar as possíveis causas que levaram à falha. Para isso, foi feita uma análise de falha em grampos de fixação do tipo fastclip. A partir dos estudos e ensaios realizados, foram avaliadas as influências da estrutura metalúrgica e processo de fabricação do grampo nessas falhas. Verificou-se que o material apresenta microestrutura, dureza e composição química condizentes com a especificação do aço mola utilizado e tratamentos térmicos recebidos. Foi possível identificar que, no ponto de falha analisado, o grampo apresenta uma descontinuidade geométrica e um maior grau de oxidação na superfície externa. Tais fatores podem atuar como concentradores de tensão, fazendo com que a tensão local atinja valores acima do limite de resistência do material e, consequentemente, levando à falha por fadiga. |
Palavras-chave: | Grampo de fixação Ferrovia Análise de falha Fractografia Fadiga |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13021 |
Data do documento: | 30-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Mecânica - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons