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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise de falha em grampos ferroviários tipo Fastclip
Author: Vicente, Angélica de Fátima Nogueira
First Advisor: Alves, Luiz Henrique Dias
Co-Advisor: Marcomini, Raphael Fortes
Referee Member: Bortoleto, Eleir Mundim
Referee Member: Costa, Fellipe Castro Barbosa
Resumo: A falha em grampos de fixação tem sido frequentemente encontrada em linhas ferroviárias, o que aumentou o custo de reparo e manutenção, além de redução direta na segurança operacional. Na malha ferroviária da MRS Logística também foi detectada fratura recorrente de grampos. Sendo esse um componente crítico do sistema de fixação do sistema ferroviário moderno, busca-se identificar as possíveis causas que levaram à falha. Para isso, foi feita uma análise de falha em grampos de fixação do tipo fastclip. A partir dos estudos e ensaios realizados, foram avaliadas as influências da estrutura metalúrgica e processo de fabricação do grampo nessas falhas. Verificou-se que o material apresenta microestrutura, dureza e composição química condizentes com a especificação do aço mola utilizado e tratamentos térmicos recebidos. Foi possível identificar que, no ponto de falha analisado, o grampo apresenta uma descontinuidade geométrica e um maior grau de oxidação na superfície externa. Tais fatores podem atuar como concentradores de tensão, fazendo com que a tensão local atinja valores acima do limite de resistência do material e, consequentemente, levando à falha por fadiga.
Abstract: A falha em grampos de fixação tem sido frequentemente encontrada em linhas ferroviárias, o que aumentou o custo de reparo e manutenção, além de redução direta na segurança operacional. Na malha ferroviária da MRS Logística também foi detectada fratura recorrente de grampos. Sendo esse um componente crítico do sistema de fixação do sistema ferroviário moderno, busca-se identificar as possíveis causas que levaram à falha. Para isso, foi feita uma análise de falha em grampos de fixação do tipo fastclip. A partir dos estudos e ensaios realizados, foram avaliadas as influências da estrutura metalúrgica e processo de fabricação do grampo nessas falhas. Verificou-se que o material apresenta microestrutura, dureza e composição química condizentes com a especificação do aço mola utilizado e tratamentos térmicos recebidos. Foi possível identificar que, no ponto de falha analisado, o grampo apresenta uma descontinuidade geométrica e um maior grau de oxidação na superfície externa. Tais fatores podem atuar como concentradores de tensão, fazendo com que a tensão local atinja valores acima do limite de resistência do material e, consequentemente, levando à falha por fadiga.
Keywords: Grampo de fixação
Ferrovia
Análise de falha
Fractografia
Fadiga
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13021
Issue Date: 30-Mar-2021
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - TCC Graduação



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