Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13009
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
keniadesouzaserpa.pdf2.67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Jornal Dia a Dia: o elo entre cultura e práticas escolares da Escola da Ponte
Autor(es): Serpa, Kenia de Souza
Primeiro Orientador: Souza, Maria Zélia Maia de
Membro da banca: Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque
Membro da banca: Limeira, Aline de Morais
Resumo: O objetivo geral deste estudo é compreender uma fração das práticas escolares realizadas na Escola da Ponte, o que significa considerar a cultura escolar propagada naquele espaço. Para a realização desta investigação analisamos o jornal da escola, denominado Dia a Dia. A pesquisa está situada no domínio da História da Educação com interface na história cultural e o trabalho de investigação contou com um corpus documental composto por cento e quatorze edições do Dia a Dia, no período compreendido entre novembro de 1977 a janeiro de 2017. Nesse sentido, buscamos inquirir e refletir sobre as modificações de ordem técnica e de conteúdo do jornal, e da própria Escola da Ponte nessas quatro décadas. Os resultados da pesquisa sinalizam a existência de movimentos de rupturas e manutenções com relação ao jornal. As principais rupturas estão relacionadas às tecnologias empregadas na sua confecção, aos contextos sociais e políticos, nos quais a escola esteve inserida, e no público leitor almejado pela instituição. Quanto ao movimento de manutenção destacam-se os usos do Dia a Dia pela Escola da Ponte, pois, o jornal foi mural dos trabalhos desenvolvidos por alunos, professores e pais, possibilitando reverberar as práticas escolares aos potenciais leitores. Outras motivações da publicação estão ligadas à divulgação do projeto Fazer a Ponte e à apresentação dos elementos da cultura escolar daquela instituição. Destacamos, ainda, que o Dia a Dia informou à comunidade escolar quanto aos acontecimentos da Escola da Ponte, aqueles elegidos como noticiáveis pelos criadores do jornal, e buscou, de forma intermitente, intermediar a criação de laços entre a escola em exame e as famílias. Dessa forma o periódico acabou por manter-se fortalecido.
Abstract: This study's general objective is to understand a fraction of the school practices carried out at Escola da Ponte, considering the school culture disseminated in that place. To carry out this research, I analyzed the school's newspaper, called Jornal Dia a Dia. This research is in the History of Education field with interface in cultural history. The research work has a documental corpus consisting of one hundred and fourteen editions of Dia a Dia, from November 1977 to January 2017. In this sense, I seek to inquire and reflect upon both the newspaper and Escola da Ponte's technical and content modifications during these four decades. The research results indicate the existence of rupture and maintenance movements regarding the Dia a Dia newspaper. The main ruptures are related to the technologies used in its manufacture, social and political contexts, in which the school was inserted, and the institution's public reader. As for the maintenance movement, the use of Dia a Dia by the Escola da Ponte stands out as it was a mural for the works developed by students, teachers, and parents, making it possible to reverberate school practices to potential readers. It promoted the project Fazer a Ponte (Build the Bridge, in English) and presented its school culture elements. It is noteworthy that Dia a Dia informed the school community about the events of Escola da Ponte, those elected as newsworthy by the newspaper's founders, and sought, intermittently, to mediate the creation of bonds between the school and the students' families. In this way, it ended up getting strengthened.
Palavras-chave: Jornal escolar
Práticas escolares
Cultura escolar
Escola da Ponte
School newspaper
School practices
School culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00087
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13009
Data do documento: 20-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons