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dc.contributor.advisor1Souza, Maria Zélia Maia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228789297574984pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6395111788295544pt_BR
dc.contributor.referee2Limeira, Aline de Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4497441402915446pt_BR
dc.creatorSerpa, Kenia de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0031405113954309pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T13:14:55Z-
dc.date.available2021-06-29-
dc.date.available2021-06-29T13:14:55Z-
dc.date.issued2021-04-20-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00087pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13009-
dc.description.abstractThis study's general objective is to understand a fraction of the school practices carried out at Escola da Ponte, considering the school culture disseminated in that place. To carry out this research, I analyzed the school's newspaper, called Jornal Dia a Dia. This research is in the History of Education field with interface in cultural history. The research work has a documental corpus consisting of one hundred and fourteen editions of Dia a Dia, from November 1977 to January 2017. In this sense, I seek to inquire and reflect upon both the newspaper and Escola da Ponte's technical and content modifications during these four decades. The research results indicate the existence of rupture and maintenance movements regarding the Dia a Dia newspaper. The main ruptures are related to the technologies used in its manufacture, social and political contexts, in which the school was inserted, and the institution's public reader. As for the maintenance movement, the use of Dia a Dia by the Escola da Ponte stands out as it was a mural for the works developed by students, teachers, and parents, making it possible to reverberate school practices to potential readers. It promoted the project Fazer a Ponte (Build the Bridge, in English) and presented its school culture elements. It is noteworthy that Dia a Dia informed the school community about the events of Escola da Ponte, those elected as newsworthy by the newspaper's founders, and sought, intermittently, to mediate the creation of bonds between the school and the students' families. In this way, it ended up getting strengthened.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo é compreender uma fração das práticas escolares realizadas na Escola da Ponte, o que significa considerar a cultura escolar propagada naquele espaço. Para a realização desta investigação analisamos o jornal da escola, denominado Dia a Dia. A pesquisa está situada no domínio da História da Educação com interface na história cultural e o trabalho de investigação contou com um corpus documental composto por cento e quatorze edições do Dia a Dia, no período compreendido entre novembro de 1977 a janeiro de 2017. Nesse sentido, buscamos inquirir e refletir sobre as modificações de ordem técnica e de conteúdo do jornal, e da própria Escola da Ponte nessas quatro décadas. Os resultados da pesquisa sinalizam a existência de movimentos de rupturas e manutenções com relação ao jornal. As principais rupturas estão relacionadas às tecnologias empregadas na sua confecção, aos contextos sociais e políticos, nos quais a escola esteve inserida, e no público leitor almejado pela instituição. Quanto ao movimento de manutenção destacam-se os usos do Dia a Dia pela Escola da Ponte, pois, o jornal foi mural dos trabalhos desenvolvidos por alunos, professores e pais, possibilitando reverberar as práticas escolares aos potenciais leitores. Outras motivações da publicação estão ligadas à divulgação do projeto Fazer a Ponte e à apresentação dos elementos da cultura escolar daquela instituição. Destacamos, ainda, que o Dia a Dia informou à comunidade escolar quanto aos acontecimentos da Escola da Ponte, aqueles elegidos como noticiáveis pelos criadores do jornal, e buscou, de forma intermitente, intermediar a criação de laços entre a escola em exame e as famílias. Dessa forma o periódico acabou por manter-se fortalecido.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornal escolarpt_BR
dc.subjectPráticas escolarespt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectEscola da Pontept_BR
dc.subjectSchool newspaperpt_BR
dc.subjectSchool practicespt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleJornal Dia a Dia: o elo entre cultura e práticas escolares da Escola da Pontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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