Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13003
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marciacristinadesouzapereiramiranda.pdfPDF/A3.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Utilização de metodologias alternativas no ensino e prevenção de doenças parasitárias
Author: Miranda, Márcia Cristina de Souza Pereira
First Advisor: Machado-de-Assis, Girley Francisco
Referee Member: Gomides, Antônio Frederico de Freitas
Referee Member: Souza, Marco Antônio Andrade de
Resumo: As parasitoses intestinais são doenças de caráter endêmico no Brasil e constituem um grave problema de saúde pública, afetando adultos e crianças em todo o mundo. O conhecimento sobre as formas de transmissão e medidas profiláticas das parasitoses intestinais, além de constituírem temáticas curriculares obrigatórias, pode auxiliar na prevenção e no controle destas infecções na população. Diante disto, incluir as práticas de educação em saúde no processo de ensino aprendizagem possibilita a construção do conhecimento, permitindo o pleno exercício da cidadania e melhorias comportamentais. O presente trabalho teve o objetivo avaliar se metodologias alternativas (aulas dialogadas e práticas, mural educativo, feira de ciências e jogo lúdico) aplicadas ao ensino das doenças parasitárias agem como uma ferramenta facilitadora do aprendizado. O estudo foi desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Professor Letro” no município de Antônio Dias onde se aplicou o pré-teste e a seguinte sequência didática: aula teórica e prática, construção de murais educativos, criação e aplicação do jogo lúdico denominado “Jogo Parasitológico”, organização de uma feira de ciências e aplicação do pósteste. Na avaliação inicial foi constatado um percentual médio de acertos de 42,8% revelando que os estudantes detinham pouco conhecimento a respeito das parasitoses intestinais. As aulas práticas tiveram boa participação por parte dos estudantes que puderam contextualizar o conteúdo. A construção do mural educativo proporcionou o trabalho em grupo estimulando a cooperação entre eles. O Jogo Parasitológico teve grande aceitação e promoveu uma disputa saudável, tornando a aula mais prazerosa. Na feira de ciências, os discentes atuaram como multiplicadores do conhecimento sobre as doenças parasitárias para a comunidade escolar. No pós-teste, aplicado após as intervenções educativas, verificamos que em todas as questões houve uma melhora no entendimento das enteroparasitoses com um percentual médio de acertos de 61,1%. As metodologias educativas propostas na sequência didática e o jogo propiciaram maior interação e envolvimento dos alunos. Dessa forma, aprimorar a forma de ensinar e inserir novas ferramentas contribuiu para um ensino mais eficiente.
Abstract: Intestinal parasitic diseases are diseases of an endemic nature in Brazil and constitute a serious public health problem, affecting adults and children worldwide. Knowledge about the forms of transmission and prophylactic measures of intestinal parasites, in addition to being mandatory curricular themes, can help prevent and control these infections in the population. In view of this, including health education practices in the teaching-learning process enables the construction of knowledge, allowing full exercise of citizenship and behavioral improvements. The present work had the objective to evaluate if alternative methodologies (dialogued and practical classes, educational mural, Science Fair and playful game) applied to the teaching of parasitic diseases act as a tool to facilitate learning. The study was developed with 2nd high school students from the “Professor Letro” State School in the municipality of Antônio Dias where the pre-test and the following didactic sequence were applied: theoretical and practical classes, construction of educational murals, creation and application the playful game called “Parasitological Game”, organization of a Science Fair and application of the post-test. In the initial assessment, a success rate of correct answers of 42.8% was found, revealing that the students had little knowledge about intestinal parasitic infections. Practical classes were well attended by students who were able to contextualize the content. The construction of the educational mural provided group work, encouraging cooperation between them. The Parasitological Game was widely accepted and promoted a healthy dispute making the class more enjoyable. At the Science Fair, students acted as multipliers of knowledge about parasitic diseases for the school community. In the post-test, applied after educational interventions, we found that in all questions there was an improvement in the understanding of enteroparasitosis with an average percentage of correct answers of 61.1%. The educational methodologies proposed in the didactic sequence and the game provided greater interaction and involvement of students. Thus, improving the way of teaching and inserting new tools contributed to more efficient teaching.
Keywords: Parasitoses intestinais
Educação em saúde
Jogo lúdico
Ensino
Sequência didática
Intestinal parasitic infections
Health education
Educational games
Teaching
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13003
Issue Date: 27-Nov-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons