Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12929
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andresdavidpintohurtado.pdf2.85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6083484672796020pt_BR
dc.contributor.referee1Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274506721568436pt_BR
dc.contributor.referee2Miarka, Roger-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2746633087499932pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Marta Elaine de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3645832831313824pt_BR
dc.creatorHurtado, Andres David Pinto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5074843322570598pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-22T14:28:59Z-
dc.date.available2021-06-22-
dc.date.available2021-06-22T14:28:59Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00081pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12929-
dc.description.abstractThe field of research for this dissertation is a Differential Calculus classroom (Calculus I) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). Research assumes cartography as a research method. The objective is to inventory events of a group of forces, understood as: undergraduate students in Mathematics and teachers and mathematics curriculum and public university and and and, problematizing error, mathematical production processes and silence in the Calculus classroom. Inventory bets on an experimentation exercise with the writing of this work, which is divided into the following inventions: Inventario - considered as a set of inventions produced from what was possible to COUNT when inventorying this research; Cuestionario - it is treated as a repertoire of questions that accompany me, if i do not cover the investigation and that still accompany me: —What is a math classroom? —How does the classroom become an object of investigation? —What mathematics happens in the Calculus classroom? —Mapping the Calculus classroom is possible? —What lives inhabit the Calculus classroom? Fragmentario - the idea of fragmentary in this section does not refer to a small part of something broken or divided. On the contrary, it is a composition of concepts together with readings, experiences, (mis)knowledge and practices to produce meanings; Cuentario - it is considered as a set of stories and is composed of three blocks: Functions, Limits and Derivative. In this Cuentario it is intended to COUNT stories as forms of life; Afectario - this section is used to COUNT the affects and effects when inventorying this research; Secuestrario - is the word chosen to say about the references. Finally, inventory puts us in the challenge of experiencing a Mathematics as an event, betting on the Powers of Life to force thinking and thinking in other ways in the Mathematics classroom. Inventorying this research together with Gilles Deleuze and Félix Guattari, invents problems, deterritorializes absolute truths and produces ruptures in the field of representations. Events in the Calculus classroom engender ways of researching, inventing and writing alongside a cognitive politics that produces worlds.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como campo de pesquisa uma sala de aula de Cálculo Diferencial (Cálculo I) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa assume a cartografia como método de pesquisa. Tem-se como objetivo inventariar acontecimentos do coletivo de forças, entendido como: estudantes de Licenciatura em Matemática e professores e currículo de Matemática e universidade pública e e e, problematizando o erro, os processos de produção matemática e o silêncio na sala de aula de Cálculo. Inventariar aposta em um exercício de experimentação com a escrita deste trabalho que está dividida nas seguintes invenções: Inventario: considerado como um conjunto de invenções produzidas a partir do que foi possível CONTAR ao inventariar esta pesquisa; Cuestionario - é tratado como um repertório de perguntas que me acompanharam no decorrer da investigação e que ainda me acompanham: Que é uma sala de aula de matemática? —Como a sala de aula se torna objeto de pesquisa? — Que matemática acontece na sala de aula de Cálculo? —É possível cartografar a sala de aula de Cálculo? Que vidas habitam a sala de aula de Cálculo? Fragmentario - a ideia de fragmentário nesta seção não se refere a uma pequena parte de algo quebrado ou dividido. Pelo contrário, é uma composição de conceitos junto as leituras, experiências, (des)conhecimentos e práticas para produzir sentidos; Cuentario: é considerado como um conjunto de contos e está composto por três blocos: Funções, Limites e Derivadas. Neste Cuentario pretende-se CONTAR contos como formas de vida, problematizando os acontecimentos e discutindo algumas políticas que se assumem na aula de Cálculo em relação ao erro e aos processos de produção matemática. Este Cuentario; Afectario - esta seção é usada para CONTAR os afetos e efeitos ao inventariar esta pesquisa; Secuestrario - é a palavra escolhida para dizer sobre as referências. Finalmente, inventariar nos coloca no desafio de experimentar uma Matemática como acontecimento, apostando nas Potencias de Vida para forçar o pensamento, pensar de outras maneiras na sala de aula de matemática. Inventariar esta pesquisa junto a Gilles Deleuze y Félix Guattari, inventa problemas, desterritorializa verdades absolutas e produz rupturas no campo das representações. Acontecimentos na sala de aula de Cálculo engendram modos de pesquisar, inventar e escrever junto a uma política cognitiva que produze mundos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagespapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAula de matemáticaspt_BR
dc.subjectErrorpt_BR
dc.subjectProducción matemáticapt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectEducación matemáticapt_BR
dc.subjectSala de aula de matemáticaspt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.subjectProdução matemáticapt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMath classroompt_BR
dc.subjectMathematical productionpt_BR
dc.subjectCalculuspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title¿Qué matemática acontece en el aula de Cálculo Diferencial? Error y producción matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons