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Type: Dissertação
Title: O tempo no pensamento de Plotino
Author: Couto Junior, Rubens Antonio do
First Advisor: Ferreira Filho, Pedro Calixto
Referee Member: Martins, Antonio Henrique Campolina
Referee Member: Negreiros, Cristiane
Resumo: O problema tempo foi desenvolvido, por Plotino, no seu tratamento da natureza da vida e do mundo. Por isso, ao definir o que é tempo, Plotino recorre ao princípio formativo e animador das coisas, aquilo que elas são essencialmente. Ao construir o tratado em que dedica o tema, Plotino reconhece que ele é algo próprio da alma, por sê-la a vida e, a sua atividade, o efeito próprio do tempo. O homem percebe que está no tempo e, a partir disso, pode-se perguntar o que ele é. Assim, o processo de conhecimento do tempo evidencia um autoconhecimento da alma, visto que é, por ela, que o homem se abre ao conhecimento e seu reconhece aí. Tempo é a para a vida da alma e a sua derivação é de um princípio superior e, por isso, eterno. Por essa razão, ao desenvolver o tema, Plotino recorre à compreensão platônica onde tempo é algo derivado da eternidade. Assim, tempo e eternidade pertencem à ordem da vida, seja aquele a vida da alma e esse, a vida do intelecto. A compreensão, portanto, do que é o tempo e a eternidade é feita a partir da compreensão henológica da realidade descrita por Plotino.
Abstract: The problem about the category time was elaborated, by Plotinus, in his treatment of life and of the world. Consequently, in defining what the time is, Plotinus recourses to the generating and animating principle of the things, what they are, essentially. In developing the treatise in which he dedicates the issue, Plotinus recognizes that it is something inherent to the soul, as it is life and, its activity, the proper effect of time. Man realizes that he is in time and, therefore, he is able to ask what he is. Accordingly, the process of knowledge of time highlights a selfknowledge of the soul, since it is by the soul that man opens himself to the knowledge and recognizes himself there. Time is for the life of the soul, and its derivation comes from a superior and, hence, an eternal principle. Therefore, in developing this issue, Plotinus recourses to the Platonic understanding where time is something derived from eternity. Thus, time and eternity belong to the order of life, be that the life of the soul and this, the life of the intellect. For this reason, the understanding of what is the time and the eternity comes from the henologic understanding of the reality described by Plotinus.
Keywords: Eternidade
Tempo
Henologia
Ontologia
Metafísica
Eternity
Time
Henology
Ontology
Metaphysics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12925
Issue Date: 27-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



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