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Clase: Dissertação
Título : Análise da formação em serviço como fator de qualificação profissional dos servidores do quadro administrativo da Secretaria de Estado de Educacao de Minas Gerais
Autor(es): Lopes, Lilian Firmino Lacerda
Orientador: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Miembros Examinadores: Sanabio, Marcos Tanure
Miembros Examinadores: Rodrigues, Marcelo Carmo
Miembros Examinadores: Paiva, Kely Cesar Martins de
Resumo: O presente estudo, desenvolvido no âmbito do mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem como objetivo analisar a adequação dos modelos de formação em serviço adotados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), relativamente aos servidores em exercício nos setores de pagamento das Superintendências Regionais de Ensino (SRE), propondo ações para seu aperfeiçoamento. A SEE/MG possui formas de organizar e disseminar o conhecimento entre seus servidores, mas, muitas vezes, essas se mostram insuficientes em relação às necessidades demandadas. O resultado apresenta-se, então, com uma grande demora na efetivação dos processos de trabalho e um alto índice de incorreções, detectado na análise de documentos referentes a pagamento de benefícios. Assim, a pesquisa cujos resultados estão aqui apresentados, procura realizar uma análise dos modelos de formação ofertados pela SEE, por meio de uma comparação entre o funcionamento do sistema e as melhores práticas encontradas na bibliografia especializada, do estudo da legislação pertinente ao tema e da verificação do índice de incorreções detectadas nos processos de cálculo enviados ao Órgão Central, no período de 2009 a 2013. Utiliza, ainda, dados coletados em entrevistas com participantes de uma capacitação ofertada pela SEE, acerca do processo de desenvolvimento existente no órgão. Ao final, é apresentada uma proposta, com o intuito de buscar caminhos que possam auxiliar a Secretaria na elaboração de um modelo eficiente de capacitação e treinamento, ampliando o conhecimento profissional dos servidores e aumentando a qualidade do serviço público prestado.
Resumen : The presente study, carried out under the Master Professional Graduate Program in Management and Public Education Evaluation of the Federal University of Juiz de For a, aims to analyze the adequacy of training models in service adopted by the State of Minas Gerais Education (SEE), for exercise on servers in the areas of payment of Superintendents of Education Regional (SRE), proposing actions to its improvement. The SEE/MG has ways of organizing and disseminating knowledge among its servers, but often these are insufficient for the other defendant needs. The result is presented, then, with a long delay in the execution of work processes and a high index inaccuracies detected in the analysis of documents relating to payment of benefits. Thus, the research whose results are presented here, seeks to undertake an analysis of training models offered by SEE, through a comparison between the system operation and the best practices found in the relevant literature, the study of law concerning this issue and check the inaccuracies detected in the index calculation procedures sent to the Central Authority from 2009 to 2013. It uses as well as data collected through interviews with participants in a training offered by the SEE, on the existing development process in the body. Finally, a proposal is presented, in order to find ways that would assist the Secretariat in developing an efficient model of capacity building and training, expanding professional knowledge of servers and increasing the quality of the public service.
Palabras clave : Gestão de pessoas
Treinamento e desenvolvimento
Formação em serviço
People management
Training and development
In-service training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1280
Fecha de publicación : 20-ene-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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