Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12785
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karinediasdejesus.pdfPDF/A4.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Memória urbana em rastros: a Praça Onze de Junho no Rio de Janeiro
Author: Jesus, Karine Dias de
First Advisor: Colchete Filho, Antonio Ferreira
Referee Member: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Referee Member: Knauss, Paulo
Resumo: A Praça Onze de Junho, popularmente conhecida como Praça Onze, foi um espaço público que, no início do século XIX, surgiu e se consolidou nos arredores do centro do Rio de Janeiro. O local, fortemente associado às manifestações da cultura popular, tal como o samba e o carnaval, ganhou seu espaço na história da cidade, por meio das vivências praticadas pelo grupo desse segmento cultural. Durante a década de 1940, a praça foi alvo de uma das reformas pelas quais passou o território carioca, a construção da Avenida Presidente Vargas, que fez com que a Praça Onze desaparecesse em sua totalidade da paisagem. Baseado em uma leitura da memória urbana, e em uma análise por meio da imaginária urbana atrelada à arte pública e ao mobiliário urbano que fizeram parte do local, pretendese, com esta dissertação, reconstruir a trajetória espacial da Praça Onze de Junho. O recorte temporal estabelecido compreende do início do século XIX ao final do século XX, desde que o logradouro foi implantado até o período em que seus rastros foram inscritos na cidade. Apesar da configuração de praça ter sido dissolvida, o espaço público constituído pela Praça Onze ainda possui seu significado intensamente ligado à região que pertencera. Ainda, a arte pública e mobiliário urbano, que integraram a sua paisagem, contribuem para que essa história seja contada. Por fim, seus rastros, mesmo que espalhados pelo espaço, reforçam a relevância do local na história da cidade.
Abstract: Onze de Junho Square, popularly known as Praça Onze, was a public space that at the beginning of the 19th century emerged and consolidated itself around the center of Rio de Janeiro. The place, strongly associated with the manifestations of popular culture such as samba and carnival, has gained its place in the history of the city through the experiences practiced by the group of this cultural segment. During the 1940s, the construction of Presidente Vargas Avenue caused Praça Onze to be demolished in its entirety from the landscape. Based on a reading of urban memory and an analysis through urban imagery linked to public art and urban furniture that were part of the place, this dissertation intends to reconstruct the spatial trajectory of Onze de Junho Square. The established time frame comprises the beginning of the 19th century to the end of the 20th century, from the appearance of the place to the period where its traces are manifested in the city. Although it does not physically exist, the public space constituted by Praça Onze still has its meaning intensely linked to the region it belonged to, and the public art and urban furniture that integrated its landscape contribute to this story being told. And its tracks, even if dissolved in space, reinforce the relevance of the place in the history of the city.
Keywords: Praça Onze de Junho
Espaço público
Memória urbana
Imaginária urbana
Rastros urbanos
Onze de Junho Square
Public space
Urban memory
Urban imagery
Urban traces
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00072
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12785
Issue Date: 23-Feb-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons