https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12785
File | Description | Size | Format | |
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karinediasdejesus.pdf | PDF/A | 4.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Memória urbana em rastros: a Praça Onze de Junho no Rio de Janeiro |
Author: | Jesus, Karine Dias de |
First Advisor: | Colchete Filho, Antonio Ferreira |
Referee Member: | Paula, Frederico Braida Rodrigues de |
Referee Member: | Knauss, Paulo |
Resumo: | A Praça Onze de Junho, popularmente conhecida como Praça Onze, foi um espaço público que, no início do século XIX, surgiu e se consolidou nos arredores do centro do Rio de Janeiro. O local, fortemente associado às manifestações da cultura popular, tal como o samba e o carnaval, ganhou seu espaço na história da cidade, por meio das vivências praticadas pelo grupo desse segmento cultural. Durante a década de 1940, a praça foi alvo de uma das reformas pelas quais passou o território carioca, a construção da Avenida Presidente Vargas, que fez com que a Praça Onze desaparecesse em sua totalidade da paisagem. Baseado em uma leitura da memória urbana, e em uma análise por meio da imaginária urbana atrelada à arte pública e ao mobiliário urbano que fizeram parte do local, pretendese, com esta dissertação, reconstruir a trajetória espacial da Praça Onze de Junho. O recorte temporal estabelecido compreende do início do século XIX ao final do século XX, desde que o logradouro foi implantado até o período em que seus rastros foram inscritos na cidade. Apesar da configuração de praça ter sido dissolvida, o espaço público constituído pela Praça Onze ainda possui seu significado intensamente ligado à região que pertencera. Ainda, a arte pública e mobiliário urbano, que integraram a sua paisagem, contribuem para que essa história seja contada. Por fim, seus rastros, mesmo que espalhados pelo espaço, reforçam a relevância do local na história da cidade. |
Abstract: | Onze de Junho Square, popularly known as Praça Onze, was a public space that at the beginning of the 19th century emerged and consolidated itself around the center of Rio de Janeiro. The place, strongly associated with the manifestations of popular culture such as samba and carnival, has gained its place in the history of the city through the experiences practiced by the group of this cultural segment. During the 1940s, the construction of Presidente Vargas Avenue caused Praça Onze to be demolished in its entirety from the landscape. Based on a reading of urban memory and an analysis through urban imagery linked to public art and urban furniture that were part of the place, this dissertation intends to reconstruct the spatial trajectory of Onze de Junho Square. The established time frame comprises the beginning of the 19th century to the end of the 20th century, from the appearance of the place to the period where its traces are manifested in the city. Although it does not physically exist, the public space constituted by Praça Onze still has its meaning intensely linked to the region it belonged to, and the public art and urban furniture that integrated its landscape contribute to this story being told. And its tracks, even if dissolved in space, reinforce the relevance of the place in the history of the city. |
Keywords: | Praça Onze de Junho Espaço público Memória urbana Imaginária urbana Rastros urbanos Onze de Junho Square Public space Urban memory Urban imagery Urban traces |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Engenharia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00072 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12785 |
Issue Date: | 23-Feb-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações) |
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