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Clase: Dissertação
Título : Tutto è scherzo d’amore: padre José Maria Wisniewski entre memórias passadas, presentes e futuras
Autor(es): Dias, Jéssica Wisniewski
Orientador: Garzon, Marta Castello Branco
Miembros Examinadores: Castagna, Paulo Augusto
Miembros Examinadores: Brum, Alessandra Souza Melett
Resumo: José Maria Wisniewski Filho (1913-1995) foi padre pertencente à Igreja Católica Apostólica Romana e atuante pela Congregação do Verbo Divino, músico compositor, instrumentista e regente coral, tradutor e escritor de obras literárias sacras e infantis, professor do Colégio Academia em Juiz de Fora, fundador do Coral Mater Verbi – Meninos Cantores da Academia (1953) e presidente/co-fundador da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil (1967). A pesquisa de dissertação intitulada “Tutto è scherzo d’amore: Padre José Maria Wisniewski entre memórias passadas, presentes e futuras” busca redescobrir e reinterpretar a identidade e a obra musical de Pe. José Maria sob um olhar da memória social de acordo com os conceitos elaborados por Halbwachs, Gondar e Candau. Para isto, serão analisadas as fontes escritas encontradas no acervo do Coral Mater Verbi, as quais se encontram em formato de diários pessoais, crônicas do coral e tomos do Colégio Academia. São revisitados seus diários pessoais com o objetivo de compreender quem foi este indivíduo em sua comunidade, questionando os fenômenos autobiográficos (Borges, Calligaris) e a relação matéria-memória (Ariès, Bergson). Compreendendo a obra de Pe. José Maria como parte do contexto histórico-musical restaurista e pós-conciliar, este trabalho de dissertação procurou também reunir e reorganizar as composições do padre. No acervo do Coral Mater Verbi foram encontradas cerca de 83 obras autorais. Adentrando às noções de acervo (Farge) e reconhecendo o acervo em questão como um lugar de memória (Nora), busca-se explorar, juntamente às fontes escritas, como ocorre o fenômeno da memória coletiva e seus meios de transmissão ao longo dos séculos e na contemporaneidade (Le Goff, Bellotto, Assmann), considerando possíveis soluções para que a memória e acervo do Padre José Maria continuem em uso corrente. Dentre estas, menciona-se a reprodução musical através das mídias contemporâneas (Baldutti e Castello Branco, Flusser), a proposta da cultura digital e a fotografia como suporte de rememoração (Sontag, Samain e Kossoy).
Resumen : José Maria Wisniewski Filho (1913-1995) was a priest of the Roman Catholic Church associated with the Verbo Divino Congregation, music composer, instrumentist and choir conductor, translator and writer of liturgical works and children’s books, teacher of the Academia School in Juiz de Fora, founder of the Mater Verbi Choir – Academia Boy’s Choir (1953) and president/co-founder of the Brazilian National Federation of Boy’s Choir (1967). The dissertation’s research entitled “Tutto è scherzo d’amore: Priest José Maria Wisniewski between past, present and future memories” aims to rediscover and reinterpret the identity and musical work of Priest José Maria through the lens of social memory according to the elaborated concepts by Halbwachs, Gondar and Candau. For this, written sources located in the Mater Verbi’s archive, such as personal diaries, chronicles of the choir and tomes of the Academia school will be analysed. His personal diaries will be revisited in order to comprehend who was this individual being for his community, questioning the autobiographic phenomenon (Borges, Calligaris) and the matter-memory relations (Ariès, Bergson). Taking the musical work of José Maria as part of the cecilian movement and post counciliar historical musical backgroun, this dissertation work intended also to reunite and reorganize the priest’s compositions. In the Mater Verbi Choir archive were found approximately 83 autoral pieces. Entering the notions of archives (Farge) and recognizing this one specific as a place of memory (Nora), the present dissertation aims to explore, alongside the written sources, how the collective memory phenomenon and its ways of transmission work throughout the centuries and in the contemporary (Le Goff, Bellotto, Assmann), considering possible solutions to maintein the memory and José Maria’s archive in current use. Among them, this work also mentions the musical reproduction through the contemporary medias (Baldutti e Castello Branco, Flusser), the digital culture proposition and the photography as a rememorizing support.
Palabras clave : Música litúrgica
Memória
História social da música
História pública
Liturgic music
Memory
Music’s social history
Public history
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00069
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12774
Fecha de publicación : 19-mar-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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