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dc.contributor.advisor1Garzon, Marta Castello Branco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6806662091806312pt_BR
dc.contributor.referee1Castagna, Paulo Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5890524829425382pt_BR
dc.contributor.referee2Brum, Alessandra Souza Melett-
dc.contributor.referee2LattesAlessandra Souza Melett Brumpt_BR
dc.creatorDias, Jéssica Wisniewski-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1819670928756586pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-07T23:09:47Z-
dc.date.available2021-03-19-
dc.date.available2021-06-07T23:09:47Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00069pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12774-
dc.description.abstractJosé Maria Wisniewski Filho (1913-1995) was a priest of the Roman Catholic Church associated with the Verbo Divino Congregation, music composer, instrumentist and choir conductor, translator and writer of liturgical works and children’s books, teacher of the Academia School in Juiz de Fora, founder of the Mater Verbi Choir – Academia Boy’s Choir (1953) and president/co-founder of the Brazilian National Federation of Boy’s Choir (1967). The dissertation’s research entitled “Tutto è scherzo d’amore: Priest José Maria Wisniewski between past, present and future memories” aims to rediscover and reinterpret the identity and musical work of Priest José Maria through the lens of social memory according to the elaborated concepts by Halbwachs, Gondar and Candau. For this, written sources located in the Mater Verbi’s archive, such as personal diaries, chronicles of the choir and tomes of the Academia school will be analysed. His personal diaries will be revisited in order to comprehend who was this individual being for his community, questioning the autobiographic phenomenon (Borges, Calligaris) and the matter-memory relations (Ariès, Bergson). Taking the musical work of José Maria as part of the cecilian movement and post counciliar historical musical backgroun, this dissertation work intended also to reunite and reorganize the priest’s compositions. In the Mater Verbi Choir archive were found approximately 83 autoral pieces. Entering the notions of archives (Farge) and recognizing this one specific as a place of memory (Nora), the present dissertation aims to explore, alongside the written sources, how the collective memory phenomenon and its ways of transmission work throughout the centuries and in the contemporary (Le Goff, Bellotto, Assmann), considering possible solutions to maintein the memory and José Maria’s archive in current use. Among them, this work also mentions the musical reproduction through the contemporary medias (Baldutti e Castello Branco, Flusser), the digital culture proposition and the photography as a rememorizing support.pt_BR
dc.description.resumoJosé Maria Wisniewski Filho (1913-1995) foi padre pertencente à Igreja Católica Apostólica Romana e atuante pela Congregação do Verbo Divino, músico compositor, instrumentista e regente coral, tradutor e escritor de obras literárias sacras e infantis, professor do Colégio Academia em Juiz de Fora, fundador do Coral Mater Verbi – Meninos Cantores da Academia (1953) e presidente/co-fundador da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil (1967). A pesquisa de dissertação intitulada “Tutto è scherzo d’amore: Padre José Maria Wisniewski entre memórias passadas, presentes e futuras” busca redescobrir e reinterpretar a identidade e a obra musical de Pe. José Maria sob um olhar da memória social de acordo com os conceitos elaborados por Halbwachs, Gondar e Candau. Para isto, serão analisadas as fontes escritas encontradas no acervo do Coral Mater Verbi, as quais se encontram em formato de diários pessoais, crônicas do coral e tomos do Colégio Academia. São revisitados seus diários pessoais com o objetivo de compreender quem foi este indivíduo em sua comunidade, questionando os fenômenos autobiográficos (Borges, Calligaris) e a relação matéria-memória (Ariès, Bergson). Compreendendo a obra de Pe. José Maria como parte do contexto histórico-musical restaurista e pós-conciliar, este trabalho de dissertação procurou também reunir e reorganizar as composições do padre. No acervo do Coral Mater Verbi foram encontradas cerca de 83 obras autorais. Adentrando às noções de acervo (Farge) e reconhecendo o acervo em questão como um lugar de memória (Nora), busca-se explorar, juntamente às fontes escritas, como ocorre o fenômeno da memória coletiva e seus meios de transmissão ao longo dos séculos e na contemporaneidade (Le Goff, Bellotto, Assmann), considerando possíveis soluções para que a memória e acervo do Padre José Maria continuem em uso corrente. Dentre estas, menciona-se a reprodução musical através das mídias contemporâneas (Baldutti e Castello Branco, Flusser), a proposta da cultura digital e a fotografia como suporte de rememoração (Sontag, Samain e Kossoy).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica litúrgicapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHistória social da músicapt_BR
dc.subjectHistória públicapt_BR
dc.subjectLiturgic musicpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectMusic’s social historypt_BR
dc.subjectPublic historypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleTutto è scherzo d’amore: padre José Maria Wisniewski entre memórias passadas, presentes e futuraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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