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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Aplicação do modelo binomial aos dados do sítio Consumidor.gov.br
Autor(es): Campos, Mário Halfeld Clark
Orientador: Ferreira, Clécio da Silva
Miembros Examinadores: Ferreira, Clécio da Silva
Miembros Examinadores: Bastos, Ronaldo Rocha
Miembros Examinadores: Lima Junior, José Humberto Viana
Resumo: Nesse trabalho utilizou-se a base de dados públicos do site do consumidor do governo federal (consumidor.gov.br), que é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo (conflitos entre consumidores e empresas). Essa base de dados contêm informações do consumidor e da reclamação. Após cadastrada a reclamação do indivíduo, a empresa terá dez dias para dar resposta a tal reclamação; e posterior a essa resposta o consumidor terá um prazo de vinte dias para classificar sua reclamação como "Resolvida"ou "Não Resolvida". Na prática porém, observa-se que há muitas reclamações que o indivíduo não avalia; isso dificulta a obtenção do real valor do índice de solução calculado pelo site, que é a proporção de reclamações resolvidas em relação ao total de reclamações por empresa. Assim, o governo considera as reclamações não avaliadas como "Resolvidas"para calcular esse índice; o presente trabalho ajustou um modelo binomial conjugado com critérios para obtenção de pontos de corte para classificação das reclamações não avaliadas como: "Resolvidas"ou "Não Resolvidas"; e desse modo pôde calcular o índice de solução. Em seguida, foi realizado um comparativo entre os índices de solução obtidos, ou seja, o índice calculado pelo governo e também, os demais índices obtidos segundo os critérios classificação utilizados no modelo binomial. Quando comparados, percebeu-se certa heterogeneidade entre os índices de solução.
Resumen : In this work we used the public database of consumer website federal government (consumi- dor.gov.br), which is a public service for alternative solution of consumer disputes (conflicts between consumers and businesses). This database contains customer information and complaints. Once registered the individual complaint, the company will have ten days to respond to the claim; and subsequent to that the consumer will have a response within twenty days to sort his complaint as "Resolved" or "Unresolved". In practice however, it is observed that there are many complaints which the individual does not evaluate; Difficult to obtain the actual value of the settlement index calculated by the site, which is the proportion of complaints resolved in relation to the total complaints by company. Thus, the government considers complaints not assessed as "resolved" to calculate this index; this work fits a binomial model in conjunction with Criterion for obtainment cutoff points for classification of not evaluated complaints as "resolved" or "not resolved"; and thus could calculate the solution index. Then, there is a comparison between the obtained solution indexes, the index calculated by the government and also other indexes obtained using the classification used in the binomial model. When compared, certain Heterogeneity between the solution indexes was observed.
Palabras clave : Índice de solução
Classificação
Pontos de corte
Modelo binomial
Solution index
Classification
Cutoff points
Binomial model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12745
Fecha de publicación : 4-mar-2016
Aparece en las colecciones: Estatística - TCC Graduação



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