Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12709
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cesarramosmacedo.pdf1.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Negociação de sentido e exercícios de poder no documentário: o caso de Os dias com ele
Author: Macedo, César Ramos
First Advisor: Melo, Luís Alberto Rocha
Referee Member: Soares, Sérgio José Puccini
Referee Member: Tavares, Denise
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo verificar o grau de correlação de forças contido nas possíveis relações de poder existentes entre personagens e diretores durante o processo de produção. Temos por pressuposto que as relações entre estas partes são assimétricas na medida em que o diretor possui como vantagem à sua disposição todo o aparato cinematográfico e é capaz e manipular a forma como as informações concedidas por seus entrevistados serão exibidas e recebidas pelos expectadores, especialmente por conta do processo de montagem do filme. A fim de investigar tal questão, realizamos um estudo de caso a partir do exame profundo do documentário “Os dias com ele”, dirigido por Maria Clara Escobar (2013). Procedemos também uma revisão bibliográfica com o retrospecto na história da tradição documental no cinema, verificando de que forma as vozes dos outros foram utilizadas, desde a década de 1960 até os dias de hoje. Por fim, vimos como as relações de poder se dão no mencionado documentário a partir de sua singularidade determinada pelas múltiplas dimensões de relação que ligam diretora e protagonista, carregando consigo tanto determinações estruturais de relações sociais de poder quanto determinações singulares da relação parental, o que coloca o filme em um lugar de análise complexo e contraditório.
Abstract: This dissertation aims to verify the degree of correlation of forces contained in the possible power relations existing between characters and directors during the production process. We assume that the relationships between these parts are asymmetrical to the extent that the director has the advantage of the entire film apparatus at his disposal and is able to manipulate how the information provided by his interviewees will be displayed and received by viewers, especially by account of the film editing process. In order to investigate this issue, we conducted a case study from the in-depth examination of the documentary “The Days with Him,” directed by Maria Clara Escobar (2013). We also proceeded with a bibliographical revision with the retrospective in the history of the documentary tradition in the cinema, verifying in what way the voices of the others were used, from the 1960s until the present day. Finally, we have seen how the power relations occur in this documentary from its uniqueness determined by the multiple dimensions of relationship that bind director and protagonist, carrying with it both structural determinations of social power relations and singular determinations of parental relationship. puts the film in a place of complex and contradictory analysis.
Keywords: Documentário
Documentário brasileiro
Pós história
Relações de gênero
Cinema de autoria feminina
Documentary
Brazilian documentary
Post history
Gender relations
Female authored cinema
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12709
Issue Date: 23-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons