https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12708
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
charlesklippelneimog.pdf | 10.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Afinação justa, crivos e (as)simetrias: estratégias composicionais com implementação em OpenMusic |
Author: | Neimog, Charles Klippel |
First Advisor: | Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da |
Referee Member: | Castello Branco, Marta |
Referee Member: | Ribeiro, Felipe de Almeida |
Resumo: | Nesta pesquisa apresentaremos formas de organização de alturas da Afinação Justa através dos crivos de Iannis Xenakis. Nos concentraremos na Afinação Justa de Harry Partch com a Tonalidade-Diamante, no sistema de Afinação utilizado por Ben Johnston nos quartetos de cordas no. 2 e no. 3, no Moment of Symmetry de Erv Wilson, e por fim no Combination Product-Set também de Erv Wilson. Após a apresentação destes sistemas faremos considerações sobre o uso dos crivos para o controle da Afinação Justa dentro de nosso contexto composicional. Após essa parte teórica, apresentaremos as bibliotecas OM-JI e OM-Sieves, desenvolvidas como parte desta pesquisa para facilitar a incorporação da Afinação Justa e dos crivos no ambiente do OpenMusic/OM-Sharp, finalizando com processos composicionais criados a partir dos crivos e das Afinações Justas dentro da obra Arabesque | 19 11 97. |
Abstract: | In this research, we will present ways of organizing pitches from Just Intonation through Iannis Xenakis’ Theory of the Sieves. We will focus on Harry Partch’s Just Intonation with the Diamond-Tonality, on the Tuning system used by Ben Johnston in the string quartets no. 2 and no. 3, in the Moment of Symmetry by Erv Wilson, and finally in the Combination Product-Set also by Erv Wilson. Subsequently, we will focus on the use of Sieves Theory to control the Just Intonation within our compositional context. After this theoretical part, we will introduce the libraries OM-JI and OMSieves, which facilitates the incorporation of Just Intonation and Sieves Theory in OpenMusic/OMSharp environment. Finally, we will share the compositional processes of the Arabesque | 19 11 97. |
Keywords: | Afinação justa Composição Assistida por Computador Crivos Just intonation Computer Assisted Composition (CAC) Sieves |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Program: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00061 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12708 |
Issue Date: | 4-Feb-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License