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Tipo: Dissertação
Título: Desfiar a tradição, criar outra urdidura: o gesto tecedor na poesia brasileira contemporânea
Autor(es): Sofiati, Luana Fernandes
Primeiro Orientador: Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida
Membro da banca: Pinto, Aline Magalhães
Membro da banca: Miotti, Charlene Martins
Resumo: Em busca de delinear como o gesto tecedor figura na poesia brasileira contemporânea, esta dissertação aborda três textualidades poéticas, a saber: o livro Fia, de Jussara Salazar (2016), a série de poemas “A memória das mãos”, de Mônica de Aquino (2018), e Linha de costura, da artista plástica e escritora Edith Derdyk (2010). A partir da recuperação de um panorama histórico das práticas têxteis, nossa investigação se envereda pelos textos poéticos, a fim de apontar quais imagens e procedimentos da tecelagem emergem nas composições. Para além da dimensão representativa, defendemos que a evocação do gesto tecedor oferece caminhos para a elaboração do pensamento e da escrita. Nesse sentido, assumimos como hipótese que as textualidades aqui em estudo integram uma linhagem de corrosão da literatura tendo em vista a relação que estabelecem com o imaginário da tradição ocidental sobre os gestos de tecer e escrever. As discussões elaboradas na pesquisa foram subsidiadas pela crítica feminista da literatura, através das proposições de Gilbert e Gubar (2000 [1979]), Elaine Showalter (1994), Lucia Castello Branco (1994), e de outros campos, com Rosiska Darcy de Oliveira (2012 [1991]), Paola Tabet (2005 [1979]) e Roszika Parker (2010 [1984]).
Abstract: Aiming to outline the presence of the weaving gesture in contemporary Brazilian poetry, this study focuses on three poetic textualities: the book Fia, by Jussara Salazar (2016), the series of poems “A memória das mãos”, by Mônica de Aquino (2018), and Linha de costura, by the artist and writer Edith Derdyk (2010). Based on a historical overview of textile practices, our investigation aims at the poetic texts in order to point out which weaving images and procedures emerge in the literary works. In addition to the representative dimension, we argue that the evocation of the weaving gesture offers paths to elaborate a way of thinking and writing. Therefore, we assume the hypothesis that the textualities studied in this thesis are part of a corrosion lineage of literature in view of the relation that they stablish with occidental tradition imaginary regarding weaving and writing gestures. The discussions elaborated during this research were based on the feminist literature (and other areas) criticism through the propositions of Gilbert and Gubar (2000 [1979]), Elaine Showalter (1994), Rosiska Darcy de Oliveira (2012 [1991]), Lucia Castello Branco (1994), Paola Tabet (2005 [1979]) and Roszika Parker (2010 [1984]).
Palavras-chave: Poesia brasileira contemporânea
Crítica feminista
Jussara Salazar
Mônica de Aquino
Edith Derdyk
Contemporary brazilian poetry
Feminist criticism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12697
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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