Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1263
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlabertaniaconceicaodesouza.pdf2.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O programa de educação do estado do Rio de Janeiro: análise dos resultados da Regional Serrana II
Author: Souza, Carla Bertânia Conceição de
First Advisor: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Referee Member: Ferreira, Clécio da Silva
Referee Member: Novaes Netto, Arsênio Firmino de
Resumo: O trabalho que ora se apresenta analisa os resultados da Regional Serrana II, localizada no município de Nova Friburgo, no Programa de Educação do Rio de Janeiro e as possíveis causas que contribuíram para o não alcance, por parte de quatro escolas, das metas estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro em 2011 e 2012. O Programa de Educação apresenta um planejamento estratégico estruturado em quatro eixos, incluindo políticas de ensino, políticas de gestão de pessoas, políticas de infraestrutura e gestão da comunicação, com estratégias de valorização de servidores através de meritocracia e bonificação por resultados, além de metas estabelecidas por meio de resultados anteriores de cada unidade escolar. A pesquisa realizou-se por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários em escala de Likert e análise de resultados de avaliações externas realizadas com os gestores das quatro unidades escolares e com amostras de professores. Os resultados dos estudos foram submetidos a autores escolhidos para subsidiarem o referencial teórico da pesquisa. A Regional Serrana II, nos anos de 2011 e 2012, destacou-se no ranking do estado entre as primeiras colocadas e a maioria das escolas que a compõe alcançou as metas propostas. A partir dos resultados da pesquisa, propõe-se um Plano de Ação Educacional (PAE), sugerindo a criação de um Grupo de Líderes (GL) que se destaca por ser formado por gestores que conseguiram resultados satisfatórios, por meio de uma gestão participativa e focada em resultados pedagógicos.
Abstract: The results of four schools of Regional Serrana II in Rio de Janeiro Education Program are the subject of this research that aims to analyze the possible causes that contributed to not reach the goals established by the State of Rio de Janeiro Education 2011 and 2012. The research was carried out through semi-structured interviews, questionnaires on Likert scale and analysis of external evaluation results. The work has a focus on four schools analyzing different situations and identifying the reasons that may have contributed to the poor results at the start of program implementation, inadequate communication, irrelevant leadership profile, lack of information about the program, results of expropriation and the consequent departure from the proposed goals. The research has identified different characteristics to the same program by the analyzed school communities and the lack of cohesion in the work of some teams, but also identified the search for performance improvement in one and the difference that makes a participatory and collaborative management in school management. From the analysis carried out in the four school units, we intend to make the policies formulated by SEEDUC even closer on who runs through a Managers Leaders Group's own Regional Serrana II that has to accompany the development of the program in schools surveyed disseminating their actions, exchanging experience and showing that it is possible to achieve the expected results with planning, research, focus on results, teamwork and determination.
Keywords: Gestão escolar
Gestão do desempenho
Meritocracia
School management
Performance management
Meritocracy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1263
Issue Date: 28-Jan-2015
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.