Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1262
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mariadaconceicaoborbadealbuquerque.pdf890.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A Escola Estadual Cristo Rei e o Gestar II: apropriações de um programa de formação continuada
Autor(es): Albuquerque, Maria da Conceição Borba de
Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Miembros Examinadores: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Miembros Examinadores: Oliveira, Roberto Perobelli de
Resumo: A presente dissertação analisa o desenvolvimento do Programa Gestão de Aprendizagem Escolar (GESTAR II) na Escola Cristo Rei, da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, no período de 2010 a 2011, por meio dos encontros de formação continuada de Língua Portuguesa. A escolha dessa unidade escolar se justifica devido ao seu empenho e desenvolvimento na participação do grupo de professores de Língua Portuguesa na formação continuada ofertada pelo Programa. Para realizamos a investigação optamos pela utilização da entrevista com roteiro semiestruturado aplicada aos participantes do grupo de professores formadores, com o grupo de professores cursistas e com as equipes gestoras da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco, responsáveis pelas capacitações do GESTAR II. Após a análise dos dados, constatamos que o desenvolvimento do programa na Escola Cristo Rei foi dificultado pela ausência de uma comunicação entre as equipes gestoras responsáveis pela implantação do programa no estado de Pernambuco. Ao final da dissertação, apresentamos um Plano de Intervenção Educacional direcionado para a Escola Cristo Rei com o intuito de aprimorarmos a execução cotidiana do programa.
Resumen : The present dissertation aims to analyze the development of the School Learning Management Program (GESTAR II) in the Cristo Rei School, of the Pernambuco State Education Network, within the period from 2010 to 2011, through continued education meetings on the Portuguese Language. The choice of this particular school unit is due to its emphasis and development on the participation of the Portuguese teachers present in the continued education meeting offered by the program. In order to perform the investigation, we chose to make use of semi-structured interview with the participants in the educators group, with the group of course teachers, and with the management teams in the State Department of Education of Pernambuco and Federal University of Pernambuco, who are responsible for the GESTAR II educational meetings. After the analysis of the data, we find the process of development of the program in the Cristo Rei school was hampered due to the absence of effective communication between the management teams responsible for the implementation of the program in the state of Pernambuco. As a conclusion, in the third chapter, we present a Plan of Educational Intervention, directed at the Cristo Rei school, aiming at the improvement in the daily execution of the program.
Palabras clave : Programa Gestar II
Gestão escolar
Formação continuada
Gestar Program II
School management
Continued education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1262
Fecha de publicación : 23-ene-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.