Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12595
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adrianocarlosmoura.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Romance-nação e devires identitários nas literaturas de língua portuguesa: Portugal e Angola
Autor(es): Moura, Adriano Carlos
Primeiro Orientador: Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues
Membro da banca: Pires, André Monteiro Guimarães Dias
Membro da banca: Rocha, Enilce do Carmo Albergaria
Membro da banca: Rocha Filho, Ulysses
Membro da banca: Oliveira, Edmon Neto de
Resumo: Esta tese é resultado de um estudo de romances angolanos e portugueses publicados depois de 1975, ou seja, após a Revolução dos Cravos e a Independência das Colônias Portuguesas em África, com o intuito de verificar os efeitos desses eventos na construção das identidades nacionais e no gênero romanesco produzido pelos dois países. O corpus de análise é composto pelas seguintes obras: Mayombe de Pepetela, Estação das chuvas de José Eduardo Agualusa, Também os brancos sabem dançar de Kalaf Epalanga, Os transparentes de Ondjaki, Os cus de Judas de António Lobo Antunes, A costa dos murmúrios de Lídia Jorge, O retorno de Dulce Maria Cardoso. A pesquisa conduziu à formulação dos conceitos de romance-nação e personagem-nação, como representações dos espaços e das identidades protagonistas das narrativas que reconfiguram a ideia de nação construída pelo colonialismo. Teoricamente, tratase de uma abordagem interdisciplinar que recorre a diferentes áreas de conhecimento, como a Teoria Literária, História, Sociologia, Geografia, Antropologia, Estudos Culturais e Filosofia; sendo esta a que, alinhada às formulações literárias, mais contribui para a compreensão das identidades das nações, dos personagens, narradores e do próprio romance como devir. Tal entendimento se baseia no que postularam os filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari em consonância com outros teóricos como Achille Mbembe, Kwame Anthony Appiah, Zigmunt Bauman, Eduardo Lourenço, Boaventura Sousa Santos, Luís Kandjimbo dentre outros. Inicialmente faz-se um breve panorama sobre a evolução do romance do século XIX e seu monologismo onisciente até a polifonia, para então pensar as narrativas como rizomáticas e as identidades como devires. Em seguida problematizam-se os conceitos de lusofonia, literatura universal e literatura-mundo para interpelá-los quanto aos possíveis conteúdos neocoloniais que podem atravessá-los. Por fim, sistematizam-se os conceitos desenvolvidos ao longo da tese: o romance-nação e o personagem-nação como devires e um modo de ler romances sobre as identidades individuais e coletivas que compõem o que modernamente se concebe como nação.
Abstract: This thesis is the result of a study of Angolan and Portuguese novels published after 1975, that is, after the Carnation Revolution and the Independence of the Portuguese Colonies in Africa, in order to verify the effects of these events in the construction of national identities and in the romanesque genre produced by the two countries. The corpus of analysis consists of the following works: Mayombe by Pepetela, Estação das chuvas by José Eduardo Agualusa, Também os brancos sabem dançar by Kalaf Epalanga, Os transparentes by Ondjaki, Os cus de Judas by António Lobo Antunes, A costa dos murmúrios by Lídia Jorge, O retorno by Dulce Maria Cardoso. The research led to the formulation of the concepts of novel-nation and character-nation, as representations of spaces and protagonist identities in the narratives that reconfigure the idea of nation built by colonialism. Theoretically, it is an interdisciplinary approach that uses different areas of knowledge such as Literary Theory, History, Sociology, Geography, Anthropology, Cultural Studies and Philosophy; this being the one that, aligned with literary formulations, contributes the most to the understanding of the identities of nations, of the characters, narrators and of the novel itself as becoming. Such an understanding is based on what the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari postulated in line with other theorists such as Achille Mbembe, Kwame Anthony Appiah, Zigmunt Bauman, Eduardo Lourenço, Boaventura Sousa Santos, Luís Kandjimbo among others. Initially, a brief overview of the evolution of the 19th century novel and its omniscient monologism to polyphony is made, and then we think of narratives as rhizomatics and identities as becoming. Then, the concepts of lusophony, universal literature and world-literature are questioned in order to question them as to the possible neocolonial contents that may cross them. Finally, the concepts developed throughout the thesis are systematized: the novel-nation and the character-nation as becoming and a way of reading novels about the individual and collective identities that make up what is modernly conceived as a nation.
Palavras-chave: Devir
Identidade
Pós-colonial
Romance português
Romance angolano
Become
Identity
Post-colonial
Portuguese romance
Angolan romance
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00027
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12595
Data do documento: 11-Fev-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons