https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12528
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
franciscoromarioferreirarodrigues.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A implementação do Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais: proposta de reorganização curricular em uma escola da rede estadual de educação cearense |
Autor(es): | Rodrigues, Francisco Romário Ferreira |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Membro da banca: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Membro da banca: | Oliveira, Luciana da Silva |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discutiu a implementação do projeto Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), uma política de reorganização curricular do Ensino Médio diurno, em uma escola da rede estadual de educação do Ceará, localizada no município de Santa Quitéria. Os objetivos definidos para este estudo foram: descrever o projeto de redesenho curricular NTPPS da rede estadual cearense e suas implicações no ambiente escolar; analisar os problemas na implementação do NTPPS no “contexto da prática”, a partir da visão de professores e gestão escolar; e propor ações que possam minimizar os problemas na efetivação da reorganização curricular do NTPPS na esfera escolar. A fim de cumprirmos os objetivos propostos, empregamos uma metodologia do tipo pesquisa qualitativa, através do desenvolvimento de entrevistas coletivas semiestruturadas, sendo três delas realizadas com grupos de professores e duas com a diretora, a primeira de caráter exploratório e a última, de forma complementar, para a construção da análise. Os dados da pesquisa apontaram que os professores sentem dificuldades em compreender o Ensino Médio como possibilidade de integração dos objetivos propedêuticos à preparação para o mundo do trabalho, bem como a integração das competências socioemocionais na prática em sala de aula. O resultado das análises indicou ainda que a “não-diretividade” dos planejamentos coletivos por área do conhecimento e a ausência de espaços ou canais de escuta efetiva dos professores têm contribuído para a falta de engajamento e articulação entre esses profissionais, com reflexos negativos no desenvolvimento da política de reorganização curricular da escola. Como resposta aos problemas identificados, propomos: formação continuada de professores, canal sistematizado para comunicação direta e contínua com os professores e instrumento para o acompanhamento pedagógico dos planejamentos. |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) from the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case discussed the implementation of the Nucleus of Work, Research and Social Practices (NTPPS), a policy of curricular reorganization of daytime high school, in a school in the state education network of Ceará, located in the municipality of Santa Quitéria. The objectives defined for this study were: to describe the NTPPS curricular redesign project for the Ceará state network and its implications for the school environment; analyze the problems in the implementation of NTPPS in the “practice context”, from the perspective of teachers and school management; and to propose actions that can minimize the problems in effecting the curricular reorganization of the NTPPS in the school sphere. In order to fulfill the proposed objectives, we employ a qualitative research methodology, through the development of semi-structured group interviews, with three interviews with groups of teachers and two interviews with the principal, the first exploratory and the last, in a complementary way, for the construction of the analysis. The research data pointed out that teachers experience difficulties in understanding high school as a possibility of integrating the propaedeutic objectives, preparation for the world of work, as well as the integration of socio-emotional skills in practice, in the classroom. The results of the analyzes also indicated that the “non-directness” of collective planning by area of knowledge and the absence of spaces or channels for effective listening by teachers has contributed to the lack of engagement and articulation among these professionals, with negative effects on development the school's curriculum reorganization policy. In response to the identified problems, we propose: continuing teacher training, systematized channel for direct and continuous communication with teachers and instrument for the pedagogical monitoring of planning. |
Palavras-chave: | NTPPS Integração curricular Pesquisa Planejamento coletivo Curricular Integration Search Collective planning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12528 |
Data do documento: | 26-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons