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dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciana da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9931071988310317pt_BR
dc.creatorRodrigues, Francisco Romário Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1164227228031720pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-08T13:57:30Z-
dc.date.available2021-04-08-
dc.date.available2021-04-08T13:57:30Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12528-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) from the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case discussed the implementation of the Nucleus of Work, Research and Social Practices (NTPPS), a policy of curricular reorganization of daytime high school, in a school in the state education network of Ceará, located in the municipality of Santa Quitéria. The objectives defined for this study were: to describe the NTPPS curricular redesign project for the Ceará state network and its implications for the school environment; analyze the problems in the implementation of NTPPS in the “practice context”, from the perspective of teachers and school management; and to propose actions that can minimize the problems in effecting the curricular reorganization of the NTPPS in the school sphere. In order to fulfill the proposed objectives, we employ a qualitative research methodology, through the development of semi-structured group interviews, with three interviews with groups of teachers and two interviews with the principal, the first exploratory and the last, in a complementary way, for the construction of the analysis. The research data pointed out that teachers experience difficulties in understanding high school as a possibility of integrating the propaedeutic objectives, preparation for the world of work, as well as the integration of socio-emotional skills in practice, in the classroom. The results of the analyzes also indicated that the “non-directness” of collective planning by area of knowledge and the absence of spaces or channels for effective listening by teachers has contributed to the lack of engagement and articulation among these professionals, with negative effects on development the school's curriculum reorganization policy. In response to the identified problems, we propose: continuing teacher training, systematized channel for direct and continuous communication with teachers and instrument for the pedagogical monitoring of planning.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discutiu a implementação do projeto Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), uma política de reorganização curricular do Ensino Médio diurno, em uma escola da rede estadual de educação do Ceará, localizada no município de Santa Quitéria. Os objetivos definidos para este estudo foram: descrever o projeto de redesenho curricular NTPPS da rede estadual cearense e suas implicações no ambiente escolar; analisar os problemas na implementação do NTPPS no “contexto da prática”, a partir da visão de professores e gestão escolar; e propor ações que possam minimizar os problemas na efetivação da reorganização curricular do NTPPS na esfera escolar. A fim de cumprirmos os objetivos propostos, empregamos uma metodologia do tipo pesquisa qualitativa, através do desenvolvimento de entrevistas coletivas semiestruturadas, sendo três delas realizadas com grupos de professores e duas com a diretora, a primeira de caráter exploratório e a última, de forma complementar, para a construção da análise. Os dados da pesquisa apontaram que os professores sentem dificuldades em compreender o Ensino Médio como possibilidade de integração dos objetivos propedêuticos à preparação para o mundo do trabalho, bem como a integração das competências socioemocionais na prática em sala de aula. O resultado das análises indicou ainda que a “não-diretividade” dos planejamentos coletivos por área do conhecimento e a ausência de espaços ou canais de escuta efetiva dos professores têm contribuído para a falta de engajamento e articulação entre esses profissionais, com reflexos negativos no desenvolvimento da política de reorganização curricular da escola. Como resposta aos problemas identificados, propomos: formação continuada de professores, canal sistematizado para comunicação direta e contínua com os professores e instrumento para o acompanhamento pedagógico dos planejamentos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectNTPPSpt_BR
dc.subjectIntegração curricularpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectPlanejamento coletivopt_BR
dc.subjectCurricular Integrationpt_BR
dc.subjectSearchpt_BR
dc.subjectCollective planningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA implementação do Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais: proposta de reorganização curricular em uma escola da rede estadual de educação cearensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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