Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12482
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
danieladesouzamotta.pdf1.92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Desenvolvimento e validação de um aplicativo móvel de suporte básico de vida para estudantes de graduação em enfermagem
Autor(es): Motta, Daniela de Souza
Orientador: Carbogim, Fábio da Costa
Miembros Examinadores: Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Miembros Examinadores: Cavalcante, Ricardo Bezerra
Resumo: A mudança do perfil de morbidade e mortalidade da população estão relacionadas a um aumento das crônicas não transmissíveis. Estas são responsáveis pela maioria das causas de morte no país, com destaque para as doenças cardiovasculares. A parada cardiorrespiratória, muitas vezes, está associada às isquemias cardíacas, sendo desejável que os profissionais de saúde saibam identificar os sintomas e sejam capazes de realizarem as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, com compressões e ventilações efetivas. Considerando o suporte básico de vida como ações sequenciais e protocolares a serem tomadas durante o atendimento primário à vítima, justifica-se a criação e validação de um aplicativo para mediar o ensino da temática. O objetivo do estudo foi desenvolver e validar um aplicativo multimídia em plataforma móvel para o ensino de SBV para estudantes de graduação em enfermagem/saúde. Trata-se de uma pesquisa aplicada, na modalidade de produção tecnológica, em que o processo de produção será baseado no Design Instrucional Contextualizado, seguindo as etapas de análise, desenho (design), desenvolvimento, implementação e avaliação. Para a versão do aplicativo, 23 especialistas receberam convite para avaliar o aplicativo, considerando os aspectos educacionais, os recursos didáticos e a interface do ambiente virtual. Nesse sentido, foram avaliados: relevância do tema; clareza dos conceitos; coerência dos conteúdos; quantidade de informação; apresentação das imagens/vídeos/interfaces de conexões (links); validade das informações; navegabilidade; acessibilidade e design das telas. Para análise da avaliação dos especialistas foi aplicada o Índice de Validade Conteúdo. O aplicativo recebeu o nome de SBVida e foi desenvolvido para dispositivos móveis como smartphones e tablets, para uso on-line, na plataforma Android, disponibilizado de forma gratuita para download na Google Play Store. Participaram da avaliação 11 especialistas e o Índice de Validade de Conteúdo geral para o aplicativo e suas interfaces foi 0,89. O móvel SBVida poderá ser um aliado dos conteúdos ministrados na graduação, tendo em vista a possibilidade de mediar o conhecimento, trazendo autonomia de aprendizagem aos alunos que o utilizarem.
Resumen : The changing profile of the population's morbidity and mortality shows that, currently, chronic non-communicable diseases are responsible for most causes of death in the country, with emphasis on cardiovascular diseases. Cardiopulmonary arrest is generally associated with cardiac ischemia and in this situation health professionals are expected to perform cardiopulmonary resuscitation maneuvers, such as efficient compressions and ventilations. Considering basic life support as sequential and protocol actions to be performed during primary care for the victim, the creation and validation of an application to teach the subject is justified. The aim of the study was to develop and validate a multimedia application on a mobile platform for teaching BLS for undergraduate nursing / health students. It is an applied research, in the technological production modality, in which the production process will be based on Contextualized Instructional Design, following the stages of analysis, design, development, implementation and evaluation. For the application version, 23 experts was invited to evaluated the application considering the educational aspects, didactic resources and the interface of the virtual environment. In this sense, the following were evaluated: relevance of the theme; clarity of concepts; consistency of content; amount of information; presentation of images / videos / connection interfaces (links); information validity; navigability; accessibility and design of the screens. For analysis of the experts' evaluation, the Content Validity Index was applied. The mobile application named SBVida and was developed for mobile devices such as smartphones and tablets, for online use, on the Android platform, available free of charge for download on the Google Play Store. Eleven experts participated in the evaluation and the overall Content Validity Index for the application and its interfaces was 0.89. The SBVida mobile can be an ally of the contents taught in undergraduate courses, in view of the possibility of mediating knowledge, bringing learning autonomy to students who use it.
Palabras clave : Tecnologia educacional
Reanimação cardiopulmonar
Educação em enfermagem
Tecnologia da informação
Educational technology
Cardiopulmonary resuscitation
Education nursing
Information Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00014
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12482
Fecha de publicación : 18-mar-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Enfermagem (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons