Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12482
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danieladesouzamotta.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carbogim, Fábio da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3024714226224133pt_BR
dc.contributor.referee1Peres, Heloisa Helena Ciqueto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8084987548352373pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Ricardo Bezerra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8207340549285627pt_BR
dc.creatorMotta, Daniela de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0058794441165783pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-18T16:07:04Z-
dc.date.available2021-03-18-
dc.date.available2021-03-18T16:07:04Z-
dc.date.issued2021-03-18-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00014pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12482-
dc.description.abstractThe changing profile of the population's morbidity and mortality shows that, currently, chronic non-communicable diseases are responsible for most causes of death in the country, with emphasis on cardiovascular diseases. Cardiopulmonary arrest is generally associated with cardiac ischemia and in this situation health professionals are expected to perform cardiopulmonary resuscitation maneuvers, such as efficient compressions and ventilations. Considering basic life support as sequential and protocol actions to be performed during primary care for the victim, the creation and validation of an application to teach the subject is justified. The aim of the study was to develop and validate a multimedia application on a mobile platform for teaching BLS for undergraduate nursing / health students. It is an applied research, in the technological production modality, in which the production process will be based on Contextualized Instructional Design, following the stages of analysis, design, development, implementation and evaluation. For the application version, 23 experts was invited to evaluated the application considering the educational aspects, didactic resources and the interface of the virtual environment. In this sense, the following were evaluated: relevance of the theme; clarity of concepts; consistency of content; amount of information; presentation of images / videos / connection interfaces (links); information validity; navigability; accessibility and design of the screens. For analysis of the experts' evaluation, the Content Validity Index was applied. The mobile application named SBVida and was developed for mobile devices such as smartphones and tablets, for online use, on the Android platform, available free of charge for download on the Google Play Store. Eleven experts participated in the evaluation and the overall Content Validity Index for the application and its interfaces was 0.89. The SBVida mobile can be an ally of the contents taught in undergraduate courses, in view of the possibility of mediating knowledge, bringing learning autonomy to students who use it.pt_BR
dc.description.resumoA mudança do perfil de morbidade e mortalidade da população estão relacionadas a um aumento das crônicas não transmissíveis. Estas são responsáveis pela maioria das causas de morte no país, com destaque para as doenças cardiovasculares. A parada cardiorrespiratória, muitas vezes, está associada às isquemias cardíacas, sendo desejável que os profissionais de saúde saibam identificar os sintomas e sejam capazes de realizarem as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, com compressões e ventilações efetivas. Considerando o suporte básico de vida como ações sequenciais e protocolares a serem tomadas durante o atendimento primário à vítima, justifica-se a criação e validação de um aplicativo para mediar o ensino da temática. O objetivo do estudo foi desenvolver e validar um aplicativo multimídia em plataforma móvel para o ensino de SBV para estudantes de graduação em enfermagem/saúde. Trata-se de uma pesquisa aplicada, na modalidade de produção tecnológica, em que o processo de produção será baseado no Design Instrucional Contextualizado, seguindo as etapas de análise, desenho (design), desenvolvimento, implementação e avaliação. Para a versão do aplicativo, 23 especialistas receberam convite para avaliar o aplicativo, considerando os aspectos educacionais, os recursos didáticos e a interface do ambiente virtual. Nesse sentido, foram avaliados: relevância do tema; clareza dos conceitos; coerência dos conteúdos; quantidade de informação; apresentação das imagens/vídeos/interfaces de conexões (links); validade das informações; navegabilidade; acessibilidade e design das telas. Para análise da avaliação dos especialistas foi aplicada o Índice de Validade Conteúdo. O aplicativo recebeu o nome de SBVida e foi desenvolvido para dispositivos móveis como smartphones e tablets, para uso on-line, na plataforma Android, disponibilizado de forma gratuita para download na Google Play Store. Participaram da avaliação 11 especialistas e o Índice de Validade de Conteúdo geral para o aplicativo e suas interfaces foi 0,89. O móvel SBVida poderá ser um aliado dos conteúdos ministrados na graduação, tendo em vista a possibilidade de mediar o conhecimento, trazendo autonomia de aprendizagem aos alunos que o utilizarem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectReanimação cardiopulmonarpt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectCardiopulmonary resuscitationpt_BR
dc.subjectEducation nursingpt_BR
dc.subjectInformation Technologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e validação de um aplicativo móvel de suporte básico de vida para estudantes de graduação em enfermagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Enfermagem (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons