Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12477
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cristiannunesdemorais.pdf2.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nogueira, Giovana Trevisan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0114229092431284pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, José Rildo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0121415945268262pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.creatorMorais, Cristian Nunes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-18T14:30:54Z-
dc.date.available2021-03-18-
dc.date.available2021-03-18T14:30:54Z-
dc.date.issued2021-01-08-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00015pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12477-
dc.description.abstractThis work presents an optical didactic set associated with a constructivist didactic sequence for the teaching of concepts of white light, reflection and dispersion of light and color perception. The low-cost didactic set consists of a spectrograph, made from a piece of CD and cardboard, and a small Light Box made with accessible materials, that can be used to present optical phenomenons in an attractive way for students. Inside the box, LEDs allow you to observe the reflection of lights and perceive the formation of white light. In addition, possible combinations among the LEDs themselves allows you to work on color perception ant the RGB and CMKY color systems. The set also has dyes to work with the pigment combinations and compare both systems. The fidget spinner, a popular toy, allows you to work on formation of white light, just by turning it to observe the phenomenon. This set was applied in a state public school on the outskirts of Juiz de Fora, through the didactic sequence for the teaching of light and color. The application took place in four 50-minute classes in May 2019. The analysis of the results found in the classroom, together with the reports prepared by the students, allowed the improvement of the product for its current configuration. It is concluded that the Final Product (the Set and the didactic sequence) reached the initial expectation, encouraged students to interact with the observed phenomena to find the answers to the proposed situations with the contribution of the didactic set. The suggested activities motivated the students' participation in groups, bringing the debate alive to the classroom, creating an active and favorable learning environment.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um conjunto didático óptico associado a uma sequência didática construtivista para o ensino de conceitos de luz branca, reflexão e dispersão da luz e percepção de cor. O conjunto didático é composto por um espectrógrafo e uma Caixa de Luz, construídos com materiais acessíveis e de baixo custo, e permite que os fenômenos ópticos sejam apresentados de maneira atrativa para os alunos. Na Caixa de Luz, LEDs coloridos permitem observar a reflexão da luz e a formação da luz branca, além das possíveis combinações entre LEDs diferentes para trabalhar a percepção de cores, permitindo discutir os sistemas RGB e CMKY. O conjunto possui também corantes que permitem trabalhar as combinações de pigmentos e comparar os dois sistemas. O fidget spinner, um brinquedo popular, é utilizado para trabalhar as combinações de cores e a formação de luz branca. Esse conjunto foi aplicado em uma turma de alunos do terceiro ano do ensino médico de uma escola pública estadual da periferia de Juiz de Fora, MG, orientado por uma sequência didática para o ensino de luz e cor. A aplicação ocorreu em quatro aulas de 50 minutos em maio de 2019. A análise dos resultados obtidos em sala de aula, juntamente com os relatórios elaborados pelos alunos, permitiu o aperfeiçoamento do produto para sua atual configuração. Conclui-se que o Produto Final, constituído pelo conjunto óptico e pela sequência didática, atingiu a expectativa inicial, estimulando os alunos a interagir com os fenômenos observados para encontrar as respostas para as situações didáticas propostas. As atividades sugeridas motivaram a participação dos alunos em grupo, estimulando o debate em sala de aula, e criando um ambiente de aprendizagem ativo e favorável.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectLuzpt_BR
dc.subjectPercepção de corpt_BR
dc.subjectDispersão da luzpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectLightpt_BR
dc.subjectColor perceptionpt_BR
dc.subjectDispersalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleConjunto didático de ótica: uma proposta prática para o ensino de luz e corpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons