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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A popularização da moda nos anos 1990 e 2000 por meio das revendedoras dos catálogos Hermes
Author: Ribeiro, Carla Martins Perantoni
Lopes, Nathália Cristina
First Advisor: Morgado, Débora Pinguello
Referee Member: Pires, Marianna Ribeiro
Referee Member: Fonseca, Annelise Nani da
Resumo: Os catálogos são considerados vitrines, com alto poder de impacto, já que as imagens influenciam o consumo, estimulando o desejo e as necessidades. A empresa brasileira Hermes se destacou no final do século XX com o comércio varejista de moda através de revendas por catálogo. Sua importância se deu não somente pela venda de produtos com preços acessíveis, mas também pela popularização da moda no Brasil por meio da ampliação do acesso aos aparelhos de TV, difundindo assim a imagem de moda retratada nas novelas e influenciada pelas celebridades para todas as camadas sociais. A revenda por catálogos, ainda que constitua um trabalho precarizado, foi uma ferramenta para que as mulheres das classes mais pobres complementassem a renda familiar, além de promover uma integração e sociabilização entre mulheres. A partir do exposto, o estudo será realizado com o intuito de analisar a difusão da moda através dos populares catálogos Hermes e seu papel social principalmente em relação às mulheres, sua aparência, seu trabalho e sociabilidades. A metodologia será por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista focalizada, aplicada especificadamente às mulheres revendedoras de produtos por catálogo.
Abstract: Catalogs are considered showcases, with high impact power, as images influence consumption, stimulating wants and needs. The Brazilian company Hermes stood out in the late 20th century with retail fashion, through catalog resellers. Its importance is not only due to the sale of accessible products, but also to the popularization of fashion in Brazil, by expanding access to TV sets, spreading the image of fashion portrayed in soap operas and influenced by celebrities of all social levels. Reselling through catalogs, although constituting precarious work, was a tool for women from the poorest classes to supplement family income, in addition to promoting integration and socialization among women. Based on the above, the study will be carried out with the aim of analyzing the diffusion of fashion in popular Hermes catalogs and its social role mainly in relation to women, appearance, work and sociability. The methodology will be through bibliographic research and focused interview, applied specifically to resellers of products by catalog.
Keywords: Catálogo Hermes
Consumo de moda
Telenovela
Sociabilidades
Vendas diretas
Hermes Catalog
Fashion consumption
Soap opera
Sociabilities
Direct sale
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12430
Issue Date: 19-Aug-2020
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